Março em SC: temperaturas altas devem persistir durante o mês

A previsão para o trimestre de março a maio indica temperaturas acima da média climatológica em Santa Catarina. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram), o mês de março será marcado pela continuidade de massas de ar quente sobre o estado, resultando em dias consecutivos de calor intenso, inclusive à noite. “Os episódios de frio com geada, especialmente nas áreas altas do Planalto Sul, devem começar a ocorrer a partir de abril, com maior frequência em maio, com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil”, explica a meteorologista Marilene de Lima.

Chuvas abaixo da média

Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a previsão para o trimestre é de chuvas abaixo da média climatológica em Santa Catarina. Em março, há expectativa de períodos longos sem precipitação, com totais de chuva inferiores ao habitual, especialmente no Oeste. Com a diminuição das chuvas de verão (chuvas convectivas), as frentes frias começam a chegar com mais frequência ao Sul do Brasil, especialmente na segunda quinzena do mês, contribuindo para a maior parte da precipitação em Santa Catarina.

A média mensal de chuvas para o Oeste e Planalto deve variar entre 100 a 130mm, enquanto no Litoral esse valor fica entre 150 e 210mm. Para abril e maio, espera-se uma redução ainda maior nas chuvas, com a média mensal ficando entre 100 e 170mm no estado.

Risco de eventos climáticos intensos

Apesar da diminuição das chuvas, o fim do verão e o início do outono ainda apresentam risco de eventos climáticos severos, como chuvas fortes e concentradas em curtos períodos de tempo, além de temporais com raios, granizo e ventos fortes. “A partir de março, ciclones extratropicais devem atuar com maior frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ocasionando ventos intensos, mar agitado com ressaca e oferecendo perigo à navegação”, alerta Gilsânia.

Pouca influência dos fenômenos El Niño ou La Niña

Em janeiro de 2025, a temperatura da superfície do mar (TSM) foi ligeiramente inferior à média climatológica na região de monitoramento do Pacífico Equatorial, com anomalia negativa entre -0,5°C e -1,0°C, indicando uma condição de La Niña fraca devido ao resfriamento das águas. No entanto, em fevereiro, o resfriamento diminuiu e houve um aquecimento nas águas próximas à costa do Peru.

Para o trimestre março-abril-maio, a previsão aponta para uma condição de neutralidade climática, ou seja, sem influência direta dos fenômenos El Niño ou La Niña.

Saúde de Brusque promove ação contra DSTs no Carnaval

Na sexta-feira (28), a Secretaria de Saúde de Brusque, em parceria com o Serviço de Assistência Especializada (SIE), promoveu uma ação de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na Praça Barão de Schneeburg. O objetivo do evento foi informar a população sobre formas de prevenção e como aproveitar o feriado de Carnaval com segurança. Durante o dia, foram...
Continuar lendo...

Adolescente de 15 anos morre afogada em cachoeira de Papanduva

Na tarde deste sábado (1º), uma adolescente de 15 anos morreu após se afogar em uma cachoeira na localidade de Nova Cultura, em Papanduva, no Planalto Norte de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros, a jvem ficou submersa por mais de uma hora antes de ser encontrada. Os bombeiros realizaram as buscas no local. Após o resgate, a vítima foi retirada da água, mas já não apresentava sinais vitais.
Continuar lendo...

Segunda e terça de Carnaval em Brusque: confira como será o atendimento dos serviços municipais

Devido ao feriado de Carnaval, a prefeitura de Brusque estará fechada nestas segunda e terça-feira (3 e 4). A sede administrativa estará fechada, assim como as fundações e autarquias. O atendimento e os serviços retornam normalmente na quarta-feira (5). Os serviços de Saúde estarão fechados. Em caso de urgência, a prefeitura solicita que a população vá aos hospitais Dom Joaquim, Azambuja ou ao Pronto...
Continuar lendo...