Em celebração ao Mês da Mulher, o Governo de Santa Catarina terá uma programação durante todo o mês com atividades promovidas por diversas secretarias e que reforçam o compromisso do Estado com as políticas públicas voltadas para as mulheres. Entre as atividades estão palestras, lançamentos de editais, mutirão de mamografias e ações nas mais diversas áreas.
A programação é organizada pelo gabinete da vice-governadora, Marilisa Boehm e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. O lançamento será realizado no dia 7 de março, a partir das 19h, no Forte Santana, Centro de Florianópolis, e será marcado pela iluminação especial da Ponte Hercílio Luz na cor rosa. “As mulheres são uma das maiores prioridades do Governo de Santa Catarina. Por isso criamos uma ampla programação para este mês de março. São atividades de valorização, proteção, empoderamento, empreendedorismo e combate à violência. Também vamos dar início ao Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que será uma ação contínua”, enfatiza a vice-governadora Marilisa Boehm.
A secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, ressalta que a secretaria articulou com as demais, ações para dar ainda mais visibilidade às mulheres catarinenses. “Como o nosso governador Jorginho Mello sempre cita, Santa Catarina é o único estado do Brasil que tem nome de mulher e isso aumenta o nosso compromisso em promover ações que visam não apenas celebrar, mas também fortalecer o protagonismo feminino”, disse.
O cuidado com a saúde também será outro destaque da programação. A Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, e o Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, terão mutirão de mamografias, exames fundamentais para a prevenção do câncer. No Oeste a ação acontece 24 a 28 de março e na capital a data será divulgada nos próximos dias.
Plano Estadual de Políticas para as mulheres
No dia 24 março um grande evento no Teatro Ademir Rosa vai reunir servidoras do Estado e comunidade em geral para outros momentos históricos como a assinatura do Edital para elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e apresentação do projeto SC Elas, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração em parceria com a SAS, e que busca divulgar a Lei Estadual n°18.300/2021, que determina a reserva de vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar nos editais de licitação para a contratação de empresas de prestação de serviços continuados e terceirizados.
A SAS também programou uma ação itinerante com o ônibus lilás que vai percorrer algumas cidades levando informações sobre os programas do governo do Estado voltados às mulheres e combate à violência doméstica. Santo Amaro da Imperatriz vai receber o ônibus nos dias 12 e 13 e nessas datas, além de orientação, a comunidade poderá prestigiar ações de saúde, feira de artesanato e muito mais. Outras cidades ainda serão confirmadas.



