A situação na Rua José Debatin, no bairro Águas Claras, em Brusque, tem gerado insatisfação entre os moradores, como relatou Mauro Rubik à reportagem da Cidade FM. O asfaltamento foi prometido pelo então prefeito, que afirmou que, após 70% do pagamento do lado esquerdo da rua, a obra seria iniciada. No entanto, a inclusão de outro lado da rua fez com que a média de pagamento caísse, atrasando ainda mais a obra.
Mauro também mencionou que, entre dezembro e fevereiro, a porcentagem de pagamento caiu de 56% para 42%, atrasando o asfaltamento. "Quanto mais baixa a porcentagem, mais demora para sair o asfalto", questionou. Apesar de os moradores estarem pagando, ele não obteve respostas claras do vereador responsável.
Além disso, os moradores enfrentam o problema da poeira constante, tornando o ambiente insuportável. "A nossa poeira está demais aqui. Ninguém aguenta mais", disse Mauro.
Contraponto
Em resposta ao pedido de manifestação da Cidade FM, o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, explicou que a situação da Rua José Debatin segue as regras do Programa de Pavimentação Comunitária. De acordo com ele, a obra só é iniciada quando os moradores atingem 70% do pagamento, o que garante a colocação da rua na fila para pavimentação. No entanto, ele destacou que, mesmo que a rua tenha alcançado essa meta, existe uma fila única, e ruas que estão antes precisam ser atendidas primeiro.
Em relação à queda no pagamento de 56% para 42%, o secretário ressaltou que isso é um reflexo da adesão dos moradores ao programa. A diminuição da porcentagem de pagamento pode atrasar a obra, já que depende da participação contínua da comunidade.
Quanto à questão da poeira, Ivan reconheceu o desconforto, mas afirmou que é uma situação comum enquanto as obras não começam, e que a equipe está acompanhando o caso, conforme as regras do programa.
Relatório de parcerias
A tabela da relação das ruas que estão dentro do programa para serem pavimentadas está anexada à matéria. Elas estão acompanhadas do seu respectivo bairro, da sua extensão, da porcentagem paga e do andamento da obra em dados atualizados para o dia 05 de fevereiro de 2025.