(VÍDEO) Moradores reclamam de atraso e cobram asfaltamento da Rua José Debatin

A situação na Rua José Debatin, no bairro Águas Claras, em Brusque, tem gerado insatisfação entre os moradores, como relatou Mauro Rubik à reportagem da Cidade FM. O asfaltamento foi prometido pelo então prefeito, que afirmou que, após 70% do pagamento do lado esquerdo da rua, a obra seria iniciada. No entanto, a inclusão de outro lado da rua fez com que a média de pagamento caísse, atrasando ainda mais a obra.

Mauro também mencionou que, entre dezembro e fevereiro, a porcentagem de pagamento caiu de 56% para 42%, atrasando o asfaltamento. "Quanto mais baixa a porcentagem, mais demora para sair o asfalto", questionou. Apesar de os moradores estarem pagando, ele não obteve respostas claras do vereador responsável.

Além disso, os moradores enfrentam o problema da poeira constante, tornando o ambiente insuportável. "A nossa poeira está demais aqui. Ninguém aguenta mais", disse Mauro.

Contraponto

Em resposta ao pedido de manifestação da Cidade FM, o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, explicou que a situação da Rua José Debatin segue as regras do Programa de Pavimentação Comunitária. De acordo com ele, a obra só é iniciada quando os moradores atingem 70% do pagamento, o que garante a colocação da rua na fila para pavimentação. No entanto, ele destacou que, mesmo que a rua tenha alcançado essa meta, existe uma fila única, e ruas que estão antes precisam ser atendidas primeiro.

Em relação à queda no pagamento de 56% para 42%, o secretário ressaltou que isso é um reflexo da adesão dos moradores ao programa. A diminuição da porcentagem de pagamento pode atrasar a obra, já que depende da participação contínua da comunidade.

Quanto à questão da poeira, Ivan reconheceu o desconforto, mas afirmou que é uma situação comum enquanto as obras não começam, e que a equipe está acompanhando o caso, conforme as regras do programa.

Relatório de parcerias

A tabela da relação das ruas que estão dentro do programa para serem pavimentadas está anexada à matéria. Elas estão acompanhadas do seu respectivo bairro, da sua extensão, da porcentagem paga e do andamento da obra em dados atualizados para o dia 05 de fevereiro de 2025.

(VÍDEO) Ensino superior gratuito: reitora da Uniasselvi de Brusque explica como garantir até 100% de bolsa na instituição

Daqui 10 dias será aberto o edital para quem quer garantir até 100% de bolsa em uma graduação presencial na Uniasselvi de Brusque. E tem mais: se a bolsa for parcial, a Uniasselvi cobre o restante do valor para que o aluno estude totalmente de graça. As bolsas serão ofertadas pelo Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). No Rádio Revista Cidade desta...
Continuar lendo...

Idoso "volta à vida" após ter parada cardiorrespiratória na calçada, em Brusque

Um homem “voltou à vida” após entrar em parada cardiorrespiratória durante a noite desta terça-feira (4), em Brusque. O atendimento foi realizado na calçada da Avenida Cônsul Carlos Renaux, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros de deslocou ao endereço por volta das 20h37. Nele, o idoso de 66 anos estava ao chão, inconsciente. Ele teve uma parada cardiorrespiratória e recebeu compressões de populares na...
Continuar lendo...

Pedra atinge carro durante roçagem e destrói vidro traseiro no Dom Joaquim

Uma motorista teve seu Fiat Argo danificado após ser atingido por uma pedra durante um serviço de roçagem no canteiro de uma rotatória no bairro Dom Joaquim, em Brusque. O incidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), por volta das 07h30, quando uma mulher de 42 anos passava pelo local. Segundo relato da vítima à reportagem da Cidade FM, a equipe de manutenção realizava o corte de grama sem utilizar qualquer tipo de...
Continuar lendo...