A cobrança pelo asfaltamento da Rua José Debatin, no bairro Águas Claras, segue em discussão, mas, agora, um detalhe importante complementa o posicionamento da secretaria de Obras. A Cidade FM foi acionada e conversou com um morador da localidade, que explicou a situação e pediu esclarecimentos da pasta.
Relembre o caso
A via faz parte da Pavimentação Comunitária, iniciativa da prefeitura de Brusque. Um dos critérios para a execução do asfalto é que o percentual de pagamento esteja acima de 70%. No entanto, segundo o morador Mauro Rubik, o índice, que antes estava em 56%, caiu para 42%.
Ele aponta que a queda ocorreu porque, além da margem esquerda, a secretaria teria incluído o lado direito da rua no cálculo, o que impactou o percentual.
Único, mas grande detalhe
O secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, reforçou sua declaração anterior à Cidade FM, explicando que o percentual reflete a adesão dos moradores ao serviço. Além disso, houve uma atualização na tabela de pagamentos.
Durante a conferência dos dados, identificou-se que um morador, registrado como tendo quitado o valor à vista, na verdade está pagando em 24 parcelas. Com a correção, o percentual da via foi ajustado para refletir a realidade.
Bruns também destacou que, mesmo que a rua atinja ou ultrapasse os 70% necessários, há uma fila a ser respeitada. A lista atualizada das ruas contempladas na iniciativa foi divulgada em 5 de fevereiro de 2025 e está anexada à matéria.