O secretário municipal de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade, destacou algumas das ações que pretende implantar para garantir que o trânsito seja seguro, organizado e eficiente em Brusque, no Rádio Revista Cidade desta sexta-feira (7).
Andrade está há três semanas à frente da pasta. Ele é advogado e especialista em gestão e segurança no trânsito. Atuou por 27 anos na Polícia Militar de Santa Catarina, foi diretor de trânsito em Gaspar e de segurança pública em Itapema. Atualmente, ministra palestras e capacitações na área de trânsito.
Sua missão será colocar em prática o plano de mobilidade do município. “Tem as situações que são urgentes, de ontem, e tem aquela situação que nós vamos planejar. É tudo muito dinâmico, mas uma das primeiras ações é a análise do plano”, destacou.
Outras questões que também serão avaliadas pelo secretário serão a fiscalização eletrônica e revitalização do sistema semafórico, através da implantação do Programa Cidades Inteligentes.
Sobre o uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e autopropelidos (patinetes, monociclos, overboards, scooters e similares), Andrade disse que é fundamental debater o tema e lembrou que isso já está ocorrendo por meio de projeto de lei que busca regulamentar a legislação de trânsito sobre a circulação desses veículos na cidade. A proposta está sendo analisada pelas comissões do Legislativo e é de autoria do vereador Rogério dos Santos (Republicanos), com a participação de Paulinho Sestrem (PL), líder do governo na Câmara. “Tudo buscando aquilo que é melhor para municipalidade”, assinalou Andrade.
Andrade defende uma campanha para promover a educação no trânsito e que una os setores público e privado em prol do tema. “Nosso objetivo é a segurança da pessoa. Reduzir este índice de acidentes e, consequentemente, as mortes.”
Guarda de Trânsito de Brusque
Em relação à atuação da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), Andrade disse que, atualmente, o órgão está focado em atender o trânsito nos locais onde estão sendo executadas as obras da prefeitura. Ele reconhece que, em razão disso, a GTB está deixando de lado sua principal função que é a fiscalização para garantir a segurança das vias. Ele atribuiu esse fato à falta de efetivo.
Telefone de emergência 153
Caso algum problema seja identificado nas ruas de Brusque, como placas ausentes, falhas nos semáforos ou dificuldades nos cruzamentos, o secretário pede que a população informe a situação à secretaria, através do 153, telefone de emergência do órgão.