O Grupo de Proteção da Infância e Adolescência de Brusque (GRUPIA) convida a população para sua próxima reunião, que acontecerá nesta quinta-feira (13), das 9h às 10h30, no auditório do Bloco C do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).
Entre os principais temas do encontro, destaca-se a discussão sobre a Portaria Normativa n°. 2.992 da Secretaria de Estado da Educação, que estabelece a "média global" como critério para aprovação dos estudantes da rede pública estadual. O grupo manifestou preocupação com a nova regra, que permite que alunos sejam aprovados mesmo com notas muito baixas em disciplinas fundamentais como Matemática e Língua Portuguesa.
Durante a reunião, serão apreciadas duas propostas de Carta Aberta direcionadas às autoridades educacionais de Santa Catarina, incluindo o Governador, o Secretário de Educação e o Conselho Estadual de Educação.
Outro ponto importante na pauta será a organização da XIII Semana da Família de Brusque, programada para ocorrer de 10 a 24 de maio de 2025, com o tema "A responsabilidade da família na educação dos filhos" e o lema "A família educa e a escola ensina!". O evento contará com uma Sessão Solene de Abertura no dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, com a presença de autoridades como o Dr. José Galvani Alberton, ex-Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina.
A programação do encontro desta quinta-feira também inclui uma alocução sobre "O esvaziamento ideológico das palavras... o caso da democracia", que será proferida pelo Professor Doutor em Filosofia José Francisco dos Santos.
Constituído em outubro de 2010, o GRUPIA reúne diversas instituições, como Conselho Tutelar, Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, OAB, entidades religiosas, associações empresariais e veículos de comunicação. O grupo tem como objetivo promover uma Brusque onde as famílias cumpram sua missão educativa, a comunidade se comprometa com a causa da infância e adolescência, e o poder público garanta prioridade absoluta no atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias.