(VÍDEO) Secretária apresenta panorama da saúde em Brusque

No Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (12), a secretária de Saúde de Brusque, Thayse Rosa, apresentou um panorama de como estão os serviços de sua pasta, destacando os principais avanços e os desafios enfrentados.  

O primeiro assunto que a secretária abordou no programa foi sobre os médicos. Ela informou que este ano foi realizado processo seletivo para contratação de médicos e que a Atenção Primária não está desfalcada, contando com 70 médicos.

O que está carecendo de profissionais, segundo Thayse, é a área da enfermagem. Dos 584 profissionais, ela mencionou que 20 serão substituídos, pois será necessário contratar servidores efetivos.

Durante o programa, a secretária respondeu perguntas dos ouvintes da Cidade FM, entra elas sobre agendamentos de consultas e de exames.

UPA Santa Terezinha

Sobre a possibilidade de o Pronto Atendimento (PA) do bairro Santa Terezinha ser transformado em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Thayse disse que foi informada pelo Ministério da Saúde, durante reunião este ano no órgão, que deverá ser feita uma readequação estrutural no PA e solicitado a revogação do pedido feito pela prefeitura ao Ministério, em 2019, para que o PA passasse para UPA. A partir daí, a secretária falou que deverá ser feita uma nova solicitação. “Teve agora troca esta semana do ministro da Saúde (Alexandre Padilha entrou no lugar de Nísia Trindade), o que, às vezes, culmina em troca de equipe, então a gente está aguardando (uma definição sobre o assunto)”, informou.

Thayse comentou que cerca de cinco a seis mil pacientes são atendidos por mês no PA, sendo realizados mais de 20 mil procedimentos. De acordo com ela, os pacientes atendidos recebem os medicamentos prescritos e, em média, o tempo de espera gira em torno de 50 minutos quando o atendimento é classificado como "azul", ou seja, não sendo uma emergência.

A secretária também mencionou que o atendimento é bem avaliado pelos usuários, sendo elogiado, inclusive.

Ela comentou que o prédio do PA será ampliado, aumentando a capacidade de atendimento, e que foram destinadas emendas federais para melhorias na unidade, como nos exames de imagem e do aparelho de raio-x.

Ares-condicionados nas UBSs

A secretária atualizou a situação dos aparelhos de ar-condicionado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Dos 250 aparelhos, 180 já foram consertados. Os demais estão na fila para reparo. “A gente já está recebendo aparelhos novos, o que a gente conseguiu comprar neste início do ano. A gente acabou priorizando farmácias, salas de vacina, setores mais sensíveis.  A gente vai ajustar agora para este ano é, de fato, tudo que a gente mapeou que vai ter que trocar, não adianta só a manutenção preventiva, corretiva, não dá, tem que fazer a substituição mesmo”, destacou.

Agulhas para aplicar insulina

A Secretaria Municipal da Saúde fornece 30 agulhas aos pacientes que precisam aplicar insulina. Thayse ressaltou que a secretaria segue nota técnica do Ministério da Saúde. “A (agulha) que utiliza no dia, reutiliza para aquele dia, então por isso que são 30 agulhas”, destacou.