(VÍDEO) Lançada programação festiva dos 70 anos da Apae de Brusque

Neste ano de 2025, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque celebra uma data muito especial: 70 anos dedicados à construção de uma sociedade mais inclusiva para as pessoas com deficiência. (PcD). O aniversário da instituição será comemorado ao longo deste ano, com várias atividades.

A programação festiva foi lançada pela diretoria da entidade na manhã desta quarta-feira (12), durante entrevista coletiva. O presidente da Apae de Brusque, Renato Roda, lembrou dos voluntários e das famílias que construíram essa trajetória, marcada por conquistas e superações. “É um momento muito importante para a Apae chegar nesses 70 anos, com toda essa alegria que a gente vê. Alegria dos nossos educandos, alegria dos nossos professores, de toda a equipe que fazem com que os objetivos do trabalho sejam cumpridos com excelência”, assinalou.

A Apae de Brusque foi fundada em 14 de setembro de 1955. A entidade foi a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Atualmente, a Apae atende mais de 300 educandos em todos as suas áreas de atuação. A equipe é formada por 85 funcionários.

Ao longo desses 70 anos foram muitas as crianças, adolescentes e adultos que passaram pela entidade, com apoio de suas respectivas famílias, sendo atendidos em diversos serviços.

O presidente comentou que há relatos muito emocionantes no decorrer dessas sete décadas de atuação. “Um simples piscar de olhos de uma criança que não interage, não tem nenhum tipo de comunicação, isso representa de uma vitória para toda a instituição”, afirmou.

A vice-presidente da Apae de Brusque, Maria Teresa Moritz Montibeller, é filha dos fundadores da entidade: Ruth e Carlos Moritz. Eles deram início a essa história ao buscar mais qualidade de vida para o filho, Pierre Moritz, o primeiro aluno da instituição. Emocionada, ela destacou a importância do trabalho realizado pela entidade ao longo desses 70 anos. "Meu irmão não está mais frequentando a Apae porque já tem quase 80 anos, fica difícil a locomoção, mas a vida dele sempre foi aqui. Ele ama a Apae e, para mim, é emocionante ver que a semente que foi plantada com amor, respeito e carinho pelos meus pais, já deu tantos frutos. Me sinto muito feliz e honrada por poder contribuir com esse trabalho", comentou.

Roda destacou que a Apae é mantida através da realização de eventos e da ajuda da comunidade. “A diretoria, que é voluntária nessa instituição há 70 anos, faz um esforço muito grande, junto com o nosso clube de mães, que também faz um trabalho incansável na questão de arrecadação de recursos para a gente poder manter.” Conforme ele, as despesas mensais da entidade giram em torno de R$ 500 mil. “Todo esse valor que a diretoria, junto com o clube de mães, tem que buscar para poder fechar as contas no final do mês. Então, eventos de arrecadação é que são os objetivos da Apae. Temos a corrida, temos o pedágio, temos a nossa rifa, temos a nossa festa e esse retorno a gente tem da sociedade, que acredita no nosso trabalho e isso faz com que sempre tenhamos os voluntários aí dispostos a nos ajudar nessa caminhada”, concluiu.

Confira a programação

Março: Lançamento das 'cápsulas do tempo' nas redes sociais

Abril: 3ª edição da ação 'Apae na Rua'

Maio: 3ª Corrida da Apae de Brusque

Junho: Pedágio da Apae

Julho: Lançamento da Revista Cartum / Escolha do cartão de Natal / Almoço comemorativo

Agosto: Desfile de aniversário de Brusque / 4ª Mostra de Trabalhos

Setembro: 43ª Festa da Apae de Brusque / Divulgação do vídeo de 70 anos no Cine Gracher

Outubro: 25 anos de Capoeira Especial / Festival Nossa Arte - etapa regional

Novembro: Festival Municipal de Teatro / Bingo de Natal do Clube de Mães / Sorteio da rifa

Dezembro: Cantata de Natal Shopping Gracher