A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu um jovem suspeito de aplicar o “Golpe da Entrega de Flores ou “Golpe da Maquininha”, nesta terça-feira (12). A ação foi conduzida pela Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville (DCE/DIC), com apoio das unidades de Itajaí e São Paulo.
O suspeito foi encontrado em Itajaí junto com outro integrante da associação criminosa, que já fez mais de 100 vítimas no estado, causando um prejuízo estimado em R$ 300 mil. No momento da prisão, a dupla estava com máquinas de cartão adulteradas, uma moto de entregas e o cartão de uma vítima recente.
O golpe
Os criminosos fingiam representar uma floricultura e contatavam vítimas, principalmente mulheres, alegando que haviam sido presenteadas com flores e deveriam pagar uma pequena taxa na entrega. No momento do pagamento, utilizavam uma máquina “viciada” que exibia um erro falso, mas realizava compras no limite do cartão.
A investigação revelou que o suspeito já havia sido preso em dezembro de 2024 pelo mesmo crime em Joinville, mas foi solto com tornozeleira eletrônica, retirada no início de 2025. A Polícia Civil de SC obteve um mandado de prisão preventiva e, após tentativa frustrada de captura em São Paulo, localizou o suspeito em Santa Catarina, onde ele continuava aplicando o golpe.