O governo de Santa Catarina lançará, nesta segunda-feira (17), às 13h30, o Tratado de Inovação Catarinense, uma das ações previstas do programa SC Mais Inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). O ato será realizado no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa (Alesc) e contará com a presença do governador Jorginho Mello, do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, e do presidente da Fecam, Topázio Neto.
O Tratado é um compromisso entre o Governo do Estado e os municípios catarinenses para fomentar a inovação, a atração de investimentos e a transformação das cidades em cidades mais inteligentes. O Estado disponibilizará aos municípios um conjunto de legislações voltadas à desburocratização, parcerias entre setor público e privado, fomento à inovação e conectividade 5G, que se comprometem a encaminhar às respectivas câmaras de vereadores. A meta é fazer com que Santa Catarina se torne o primeiro estado com 100% dos municípios dotados de legislação específica de fomento à inovação e cidades inteligentes.
Outro ponto de destaque do Tratado é o desenvolvimento de um ambiente virtual integrado que reunirá informações, dados estratégicos e oportunidades, facilitando conexões e a tomada de decisões em todo o estado. O SC Mais Inovação e seus parceiros reforçam, assim, a intenção de tornar Santa Catarina um polo de referência no desenvolvimento tecnológico e econômico.