Brusque é referência em Santa Catarina no combate a tuberculose

No mês de março, as atenções são voltadas para o combate à tuberculose. A doença é infecciosa e afeta principalmente os pulmões. Em 2025, 28 pacientes estão em tratamento na cidade, com 14 novos diagnósticos desde janeiro. No ano anterior, 55 pessoas foram atendidas pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose no município.

Brusque alcançou a maior taxa de cura do estado de Santa Catarina, com 94% de sucesso entre pacientes com baciloscopia (BAAR) positiva. Para evitar a propagação da doença, são realizados exames em comunicantes dos casos confirmados, incluindo radiografias de tórax, testes PPD e exames de escarro. Quando a tuberculose latente é detectada, um tratamento preventivo é iniciado para evitar a evolução da doença.

Os sinais mais comuns da tuberculose incluem tosse persistente por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre vespertina, sudorese noturna e perda de peso inexplicada. Para identificar a doença, são utilizados exames de imagem, como radiografias, além de testes laboratoriais, como a BAAR, aliados a uma avaliação clínica detalhada.

O tratamento da tuberculose envolve a administração diária de antibióticos ao longo de seis meses. Nos dois primeiros meses, são utilizadas doses de ataque, seguidas por quatro meses de doses de manutenção. Durante a pandemia de covid-19, Brusque implementou um sistema de teleatendimento para o acompanhamento dos pacientes, permitindo que muitos realizassem o tratamento em casa, reduzindo a necessidade de deslocamento até as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Caso ocorram intercorrências, os pacientes podem acionar o Programa para receber suporte imediato.

Além do atendimento clínico, a Secretaria de Saúde de Brusque tem promovido ações educativas em empresas locais, com palestras informativas sobre a doença neste mês de março. “Pessoas com sintomas suspeitos devem procurar uma unidade de saúde para exames imediatos. O Programa de Tuberculose oferece suporte técnico às equipes médicas para esclarecimento de casos, consultas e monitoramento dos pacientes”, destaca a diretora-geral da Vigilância em Saúde, Carol Maçaneiro. 

Para abril, estão programadas duas ações específicas: uma na Unidade Prisional e outra no Centro Pop, direcionada à população em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a tuberculose, promovendo diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

Transitolândia retoma atividades de educação no trânsito em Brusque

Após um período de recesso, a Transitolândia retomou suas atividades na última semana no quartel do 18º Batalhão de Polícia Militar, em Santa Terezinha, onde alunos do 4º ano da Escola de Ensino Fundamental Ângelo Dognini, do Planalto, estiveram presentes para aprender mais sobre regras e bom comportamento ao trânsito. A educação no trânsito é fundamental para a construção de uma sociedade...
Continuar lendo...

Último trecho de enrocamento da Beira-Rio é concluído

Na tarde desta quinta-feira (27), foi concluído o último dos oito enrocamentos realizados ao longo da Beira-Rio, totalizando aproximadamente 1.246 metros de extensão. O trecho finalizado, identificado como número 03, está localizado próximo à Ponte Arquiteta Andréa Patrícia Volkmann, enquanto os demais estão distribuídos ao longo da margem direita da Beira-Rio. As fortes chuvas que atingiram o município no...
Continuar lendo...

Ciclista fica ferido após colisão com carro em Brusque

Um ciclista ficou ferido na tarde desta sexta-feira (28), em Brusque, após uma colisão com um carro. O acidente ocorreu por volta das 13h05, na Rua Sete de Setembro, no bairro Santa Rita. Segundo informações repassadas à reportagem da Cidade FM por um internauta que passava pelo local, quando a equipe dos bombeiros chegou, encontrou a vítima, um homem, consciente, orientado e sentado na calçada. Ele apresentava alguns ferimentos pelo corpo e,...
Continuar lendo...