Nesta sexta-feira (28), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Brusque promoveu uma atividade de pintura de girassóis, em homenagem ao Dia Mundial do Transtorno Bipolar, comemorado em 30 de março, aniversário de Vincent van Gogh. O pintor, diagnosticado com o transtorno após sua morte, usou cores intensas para refletir as oscilações emocionais entre euforia e tristeza, simbolizadas pelos girassóis.
O número de atendimentos no CAPS II aumentou significativamente, passando de 115 em 2023 para 228 em 2024, com 55 atendimentos já registrados em 2025 até março. O transtorno bipolar, que envolve mudanças extremas de humor, pode ter três tipos principais: Bipolar Tipo I, Bipolar Tipo II e Ciclotimia. As causas incluem fatores genéticos, desequilíbrios químicos e estresse.
“O aumento na procura demonstra que as pessoas estão quebrando o estigma e buscando ajuda. O CAPS tem um papel fundamental em oferecer acolhimento e tratamento especializado”, comenta a coordenadora do CAPS, Inajá Araújo.
Para quem busca apoio em saúde mental, o CAPS II de Brusque oferece atendimento especializado e gratuito. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e está preparado para acolher pessoas que enfrentam transtornos mentais graves e persistentes.