O mês de fevereiro apresentou saldo positivo de 30.097 novos postos de trabalho formal em Santa Catarina. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados nesta sexta-feira (28).
O saldo de empregos formais em SC no segundo mês do ano foi o maior dos últimos três anos e o terceiro maior da série histórica iniciada em 2004. A taxa de crescimento em fevereiro foi de 1,16%, um resultado maior que a média brasileira (0,91%) e equivalente à média da região Sul (1,15%).
“Tivemos uma temporada de verão excelente, com recordes de turistas internacionais passando pelos nossos aeroportos. E o estado se mostrou bem preparado pra receber todo mundo com a Estação Verão. Isso com certeza movimentou a economia catarinense. Aumentou consumo, gerou renda e gerou muitas novas vagas também”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
Serviços, indústria e comércio
Em fevereiro, o setor de serviços liderou a geração de empregos formais em Santa Catarina, com 13.718 novas vagas, quase metade do total no estado. Os maiores destaques foram nas áreas de administração pública, defesa e seguridade social (3.503 vagas) e educação (2.081). A indústria ficou em segundo lugar, com 8.318 vagas, puxada pela fabricação de alimentos (998) e confecção de roupas e acessórios (982). O comércio criou 2.859 postos, um crescimento de 174% em relação a fevereiro de 2024, sendo o comércio atacadista responsável por 1.496 contratações.
O gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, Pietro Aruto, ressalta que o estado de Santa Catarina contratou 13% mais trabalhadores que o mesmo mês de referência em 2024. “Isso demonstra a robustez do crescimento do mercado de trabalho catarinense nos últimos anos. Temos equipes dedicadas ao monitoramento dos indicadores socioeconômicos para a devida identificação de tendências e os devidos direcionamentos das políticas públicas do governo do estado”, completou.