A caminhada penitencial promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia São Luís Gonzaga foi marcada por oração, reflexão e superação. Às 04h da manhã de sábado, 29 de março, mais de 350 peregrinos começaram sua jornada de quase 20 quilômetros em direção ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento. Ao longo do trajeto, momentos intensos de espiritualidade marcaram cada parada, onde os participantes foram convidados a refletir sobre o sacrifício de Jesus pela humanidade.
O vigário da paróquia, padre Rodrigo Tascheck, acompanhou o grupo durante todo o percurso e ressaltou que o intuito da caminhada não foi apenas uma atividade física, mas também um exercício para a alma.
“É uma peregrinação penitencial, e ela precisa custar um pouco. Inclusive tem uma frase que eu gosto muito de Santa Teresa que diz: ´É justo que muito custe o que muito vale’. E eu vi isso no rosto dos jovens, esta foi a primeira caminhada de muitos deles, havíamos divulgado que seriam 13km, mas acabou sendo um pouco mais, quase 20km e eles foram perseverantes e chegaram ao final. Então foi uma grande conquista, um exercício de superação, mas principalmente de fé, muitos rezando o terço, orando e partilhando a vida. Também tive a oportunidade de ouvir algumas confissões”, ressaltou.
Ele finaliza sua fala lembrando que durante o percurso muitos tinham dúvidas se iam conseguir e ao concluírem a peregrinação, demonstraram muita alegria e gratidão.
“Muitas pessoas me diziam ‘padre, não sei se vou conseguir’, ou ‘se eu não conseguir tem os carros de apoio para me ajudar’. E chegando aqui ganhei alguns abraços e junto eles me diziam ‘nós conseguimos, estamos aqui’ e ‘nem foi tão difícil quanto eu imaginava’. Então é uma alegria enorme compartilhar esse momento com eles”, finalizou.