Focado em oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes, o Hospital Azambuja avançou ainda mais em seu objetivo no mês passado. A instituição brusquense começou a fazer cirurgias robóticas com tecnologia de ponta.
Em entrevista ao Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (2), o vice-diretor administrativo do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, informou que o médico Rafael Coelho virá a Brusque, no dia 19 de abril, para realizar cinco cirurgias robóticas com a equipe de urologia da instituição.
"É o principal nome hoje da cirurgia robótica no Brasil. Já fez mais de seis mil procedimentos de cirurgia robótica. É um cara que se profissionalizou nos Estados Unidos e trabalha aqui no Brasil. Ele trabalha no Einstein (Hospital Albert Einstein - São Paulo/SP), no Sírio (Hospital Sírio-Libânes - São Paulo/SP) e no Hospital Nove de Julho (São Paulo/SP)", destacou Bastiani.
O vice-diretor administrativo falou que o Hospital Azambuja realizou 11 cirurgias robóticas e várias estão agendadas para este mês. Ele disse que médicos da instituição estão se aperfeiçoando para utilizarem o robô Da Vinci.
“As equipes médicas ainda estão se aperfeiçoando, fazendo alguns cursos. Para tu utilizares o robô, não basta ser médico. Tem que ser médico e capacitar para utilizar o robô. Alguns já têm, já estão trabalhando, como as equipes de urologia, cirurgia torácica. Cirurgia geral alguns também já têm o certificado, mas outros estão procurando essa certificação para começar a trazer os pacientes também" informou Bastiani. "É o futuro agora, né? Então, como era feito antes, da cirurgia aberta evoluiu para cirurgia de vídeo e agora cirurgia robótica. Daqui a pouco ela entra como sendo o principal instrumento de trabalho da equipe médica”, ressaltou.