Governador Jorginho Mello autoriza edital do CNH Emprego na Pista

O governador Jorginho Mello assinou nesta terça-feira, 1º de abril, a abertura do primeiro edital de inscrições para o Programa CNH Emprego na Pista. A iniciativa do Estado, coordenada pelo Detran-SC, é voltada à empregabilidade e vai ofertar até 30 mil Carteiras de Habilitação, gratuitamente, para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus), e E (carreta). Além disso, também terá vagas para a inclusão de Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na CNH e mudança ou adição de categoria.

Também participaram da assinatura o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, o secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, e autoridades presentes como o representante do SEST/SENAT e Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Maurus Fiedler.

“É um Programa que nós vamos dar 30 mil carteiras de motorista gratuitamente a entregador de pizza, a motoboy de forma geral, para mudança de categoria da CNH. Com o programa ele vai ter um emprego melhor, vai poder conduzir um caminhão com carga perecível ou perigosa, por exemplo. Enfim, nós vamos dar essa oportunidade. É o primeiro edital e vamos lançar os outros conforme a parceria que tivermos nos municípios com os Centros de Formação de Condutores, médicos, psicólogos. As taxas vão ser pagas pelo Estado com a colaboração do time de Credenciados do Detran/SC, que aderirem ao Programa. Vamos aumentar o número de pessoas habilitadas, transformando a CNH em uma carteira de trabalho para dar emprego e renda melhor para a nossa população”, pontua o governador Jorginho Mello.

Inscrições podem ser feitas neste link

“O Programa CNH Emprego na Pista faz parte do plano de governo do governador Jorginho Mello, e ele tem uma característica ímpar, sem igual em nenhum outro estado do Brasil, porque ele visa não apenas atender a questão social, mas também a geração de emprego e renda por meio da CNH. E é com muita alegria que o Detran anuncia a abertura das inscrições para as primeiras vagas que estão sendo disponibilizadas. Esse é o primeiro edital de inscrição de outros que virão na sequência, e as inscrições estão disponíveis no site do programa. Lembro ainda que as inscrições estarão abertas por um período de 30 dias e a distribuição das vagas será por sorteio ao término desse prazo. E mais um aviso importante, o Programa é totalmente gratuito”, explica o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.

Primeiro edital
Esse é o primeiro edital de vários que serão lançados ao longo deste ano e de 2026, oferecendo vagas nos municípios onde houver a adesão de Centros de Formação de Condutores, médicos e psicólogos, que serão os grandes parceiros do Programa CNH Emprego na Pista, assim como a ENA – Escola de Governo.

Neste primeiro edital serão 670 vagas nos municípios de Florianópolis, São José, Lages e Dionísio Cerqueira.

(VÍDEO) Vereador propõe estudo para melhorar estacionamento na Praça Sesquicentenário

Durante a sessão desta terça-feira (1º), o vereador Felipe Hort solicitou à prefeitura a realização de um estudo de viabilidade para a ampliação das vagas de estacionamento na Praça Sesquicentenário. O pedido busca melhorar o acesso de cidadãos que utilizam os serviços públicos da prefeitura, do Fórum e da Câmara de Vereadores. Atualmente, a praça conta com cerca de 100 vagas de...
Continuar lendo...

Droga é achada em motor de contêiner com destino à Europa

Na madrugada desta quarta-feira (2), foi deflagrada uma operação coordenada entre a Polícia Federal e a Polícia Militar de Santa Catarina, que resultou na apreensão de 16,5 kg de cocaína em um contêiner no Porto de Paranaguá/PR. A droga estava escondida no motor de refrigeração de um contêiner (reefer), que seria embarcado em um navio com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica. A...
Continuar lendo...

Foragido procurado pela Interpol é preso em SC

A Polícia Federal prendeu um cidadão costarriquenho que estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol. A prisão ocorreu nesta segunda-feira (31/3), na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. O homem possui uma ordem de prisão preventiva emitida pela justiça da Costa Rica, desde fevereiro de 2019, pela suposta prática do crime de fraude em detrimento dos deveres da função pública. O mandado de prisão, expedido...
Continuar lendo...