Há mais de 25 anos, dependentes químicos, do sexo masculino, são atendidos de graça em Brusque pelo Ministério Terremoto Move Alicerces, Portas e Prisões (TMAPP). A instituição cristã interdenominacional foi fundada pelo pastor Tarcílio Quirino, a fim de acolher dependentes do álcool e das drogas.
A Casa TMAPP é coordenada pela pastora Lúcia Quirino, viúva do fundador, que morreu em 2020. A pastora participou do Conexão 92 desta quinta-feira (3), juntamente com o auxiliar da entidade, Fabiano Gonzaga. Ele ajuda Lúcia na organização da Casa, ao mesmo tempo em que está passando pelo processo de desintoxicação, que tem duração de nove meses.
Aos 41 anos, Gonzaga está imbuído do propósito de mudar de vida. Ele contou que enfrentou o alcoolismo por 22 anos. Trabalhava na área gastronômica e à noite, fatores esses que, segundo ele, o aproximaram da bebida. “Vendo as pessoas se divertir até 1h, 2h da manhã, o que eu queria também era tirar o meu tempo de lazer. Vi muitas pessoas, às vezes, bebendo vinhos bons em boa companhia, bebida destilada cara, então eu achava que aquilo era uma maneira de ver as coisas com certa diversão. E comecei assim me divertindo. Depois é que eu fui perceber o dano que aquilo estava me causando, mas mesmo assim me iludindo durante muito tempo.”
Gonzaga falou que foi para a Casa TMAPP bem debilitado. “Cheguei ruim. Cheguei acidentado, machucado, bem mais magro. Perdi o meu trabalho”, recordou.
Para ele, perder a confiança das pessoas é a principal consequência negativa do vício. Em sua avaliação, muitos dos dependentes de álcool e drogas entram no vício para fugirem da realidade.
Na opinião da pastora, o álcool é a pior droga que existe. “Você pode estar no mercado, abrir a garrafa e beber.”
Lúcia mencionou que a Casa TMAPP, que abriga atualmente 13 pessoas, desenvolve um trabalho de recuperação baseado na fé e nos ensinamentos de Jesus Cristo. “Foi com Jesus que eu mudei a minha vida também”, revelou. De acordo com ela, muitas das pessoas que passaram pela instituição, ao longo dessas mais de duas décadas e meia, superaram a dependência química e reconstruíram suas vidas.
Doações são bem-vindas
A Casa TMAPP fica na avenida Primeiro de Maio, 358, no bairro de mesmo nome. A instituição tem capacidade para atender 25 pessoas. Quando há vagas, é feita uma triagem, sendo acolhido o caso mais grave.
No TMAPP, o processo de desintoxicação tem duração de nove meses. Quem está em tratamento, pode permanecer na Casa nesse período. Depois da desintoxicação, os pacientes começam o tratamento para adotarem uma nova mentalidade, baseada em valores morais e espirituais. Concluída essa parte, eles são avaliados para que a instituição saiba se estão prontos para a etapa de reintegração. Um dos lemas que norteia o trabalho da Casa com os acolhidos é “só por hoje”, levando em conta que a recuperação ao uso do álcool e de outras drogas é gradual, ou seja, um dia de cada vez.
O TMAPP é mantido com doações de pessoas físicas e jurídicas, e das famílias dos dependentes que estão na Casa. A ideia da instituição é aperfeiçoar o atendimento e, para isso, parcerias com órgãos públicos e privados são bem-vindas.
A instituição promove cultos abertos ao público às quintas-feiras, às 19h30.
Quem quiser saber mais sobre a Casa e colaborar com o trabalho da instituição pode falar com a pastora pelo telefone (47) 99627.9658.



