Premiado no 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, o projeto “Movimenta Botuverá: Ações do Proteja no Enfrentamento da Obesidade Infantil” será apresentado na 20ª Mostra Nacional “Brasil, Aqui tem SUS – Sistema Único de Saúde”. A iniciativa, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte, Minas Gerais, integra o XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O congresso aconteceu entre os dias 26 e 28 de março, em Blumenau. Ao todo, foram 380 trabalhos inscritos na etapa estadual. Desses, 150 foram aprovados e apresentados no congresso, que escolheu e premiou 43 para representarem Santa Catarina na etapa nacional da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”.
A secretária de Saúde de Botuverá, Camila Granemann de Souza, e a fisioterapeuta e articuladora do Movimenta Botuverá, Bethania Mesquita, falaram sobre o projeto no Conexão 92 desta segunda-feira (7).
Camila disse que o projeto foi mantido com recursos federais de 2000 a 2024 e, a partir deste ano, será desenvolvido com verba municipal. “Foi um projeto bem importante no avanço da questão da prevenção da obesidade infantil. Então, com esse projeto foram feitas várias ações desde 2020 e que ainda acontecem dentro do município. Nós temos, junto com esse projeto, o Movimenta Botuverá. Temos em todos os bairros praticamente atividades físicas. Hoje, nós temos uma média de usuários, que tem o professor de educação física que realiza essas atividades com eles. E temos também a hidroginástica. Temos uma piscina. A hidroginástica pelo SUS, que também atende aos pacientes todas terças, quartas e sextas-feiras”, informou a secretária.
Bethania mencionou que as famílias das crianças também participam do projeto. Elas recebem orientações sobre a importância da alimentação saudável na infância. “Essa criança obesa lá para frente tem muito mais chance de se tornar um adulto com alguma doença, né? Então, diabetes, a própria obesidade como doença, hipertensão”, lembrou a fisioterapeuta.
Metas da secretaria
A secretária comentou que Botuverá conta com sete médicos e três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Conforme ela, a intenção é reestruturar as equipes, para que elas possam, de fato, trabalhar na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
Camila informou que outra meta da secretaria é implantar um pronto atendimento com horário estendido para a população. “Botuverá já precisa, porque hoje o nosso hospital de referência é o Azambuja”, concluiu.




