Educadores de Portugal, Espanha e Colômbia conhecem projeto escolar em Brusque

Uma escola que tem como pilares a sustentabilidade e o engajamento com a comunidade. A escola de campo Edith Krieger Zabel, do bairro Dom Joaquim, recebeu nesta manhã (10), a visita de cinco professores de Portugal, Espanha e Colômbia. O objetivo é conhecer de perto o trabalho desenvolvido na instituição.

A diretora Elaine Petermann conduziu a visita e explicou como cada local da escola é utilizado para o aprendizado multidisciplinar. Os participantes puderam conhecer a Praça da Amizade, passou pelo condomínio dos passarinhos, Jardim do Mel, horta, a bioconstrução de uma casinha na árvore e, claro, o meliponário, com mais de 10 espécies de abelhas sem ferrão.

Durante a visita, Elaine destacou a participação ativa das crianças no cuidado com os animais da escola, e também dos pais. “Temos um cronograma, e todos os dias três crianças alimentam nossos animais. Aos finais de semana e feriado, temos também um cronograma que contempla todas as famílias. Entregamos o controle do portão da escola para os pais e eles nos devolvem na segunda-feira”.

O professor José Augusto Pacheco, da Universidade do Minho, em Portugal, está pela primeira vez em Brusque e, disse estar surpreso positivamente com a escola. “Para mim foi uma grande surpresa. Quando abordamos questões teóricas e ver na prática, sobretudo a participação da comunidade, foi surpreendente. Aqui observamos um projeto de contato com a natureza, vivências que vão refletir na vida adulta”.

Além do professor Pacheco, participaram da visita a professora Verónica Violant Holz, de Barcelona, na Espanha; José Carlos Morgado, da Universidade do Minho, em Portugal; Jonatas Machado, da Universidade de Coimbra, em Portugal e Myriam Esther Ortiz Padilla, da Universidade Simon Bolívar, na Colômbia.

Brusque sedia Congresso Internacional de Educação

Os quatro professores que visitaram a escola estão em Brusque para o Fórum Internacional de Inovação e Criatividade (INCREA), Congresso Internacional de Educação e Saúde (CEDUS) e o primeiro Congresso Internacional de Educação (EDUQUE), promovido pela Unifebe e Uniarp.

O evento tem como objetivo promover discussões acerca da formação integral e práticas pedagógicas criativas e inclusivas, que acontecem tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Nosso Congresso Internacional visa abordar demandas locais e globais da educação, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Hoje é um dia muito importante para a cidade de Brusque, na área da educação. A nossa cidade está sediando três grandes eventos. Então, de forma muito especial para a rede municipal, é importantíssimo um evento dessa magnitude acontecer na nossa cidade, porque possibilita também nós estarmos aproveitando toda a força. A informação que vem junto com a programação”, avalia a secretária de Educação Franciele Mayer.

O evento iniciou na quarta-feira (9) com apresentação de paineis, de maneira remota. A Rede Municipal de Ensino apresentou onze trabalhos científicos. “Amanhã, além de estarmos com duas mesas de discussão, com uma mesa de debate e discussão sobre educação e saúde, também vamos receber o reconhecimento de escolas criativas. Então, estar vivenciando, estar envolvido nesses eventos, nessas formações é muito importante porque também qualifica a Rede”.

Para a secretária, esta é uma oportunidade ímpar. “Então, a gente fica muito feliz de, na nossa cidade, receber esse evento, mas também de poder ter a oportunidade de, além de participar como ouvintes, como pessoas que estão lá para aprender, também. Apresentando as nossas práticas e, obviamente, abrindo as portas de uma escola da nossa rede para que esses professores que estão aí internacionalmente participando”, finaliza.

Inscrições abertas para aulas gratuitas de capoeira com o Mestre Kblera

Brusque conta com uma nova oportunidade gratuita de acesso à cultura e ao esporte. Estão abertas as inscrições para as aulas de capoeira com o Mestre Kblera. As aulas iniciam no dia 25 de abril, e ocorrerão na Life Arena Beach Sports, no bairro Rio Branco, de forma gratuita. As aulas são voltadas para todas as idades e níveis de experiência, oferecendo uma vivência dessa arte que une luta, dança, música e...
Continuar lendo...

Luciano Hang se manifesta contra decisão que condena a Havan

Na tarde desta quinta-feira (10), o empresário Luciano Hang, fundador da rede de lojas Havan, divulgou uma nota pública de repúdio contra a decisão do juiz Fabrício Martins Veloso, que condenou a empresa ao pagamento de indenização por suposto assédio eleitoral. A sentença se refere a um processo movido por uma ex-funcionária, mas segundo Hang, trata-se de uma decisão política e sem respaldo nos fatos do...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Robô Da Vinci realizará oito cirurgias nos próximos dois meses, comentam médicos

A chegada do robô Da Vinci ao Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux é mais do que apenas uma novidade: é o símbolo da tecnologia estando cada vez mais próxima à população de Brusque e região. Anteriormente, estes moradores necessitavam se deslocar a outras cidades para conseguir usufruir de procedimentos médicos. Mas, esta realidade será observada cada vez menos a partir deste novo capítulo. A...
Continuar lendo...