Na tarde desta quinta-feira (10), o programa Conexão 92, recebeu Inajá Araújo, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Brusque. A entrevista teve como foco os atendimentos realizados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município e um importante pedido à comunidade: a doação de materiais para oficinas terapêuticas realizadas com os usuários.
Durante a conversa, Inajá ressaltou a importância do dia 10 de abril. “Hoje completam 24 anos da sanção da Lei 10.216, que mudou a forma de atendimento em saúde mental no Brasil, encerrando a lógica manicomial e promovendo a criação dos CAPS, voltados para um atendimento mais humanizado e próximo das famílias e comunidades”, destacou.
Atualmente, Brusque conta com três CAPS: um voltado ao atendimento infantojuvenil, um para adultos com transtornos mentais graves e persistentes (CAPS II) e um para pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas (CAPS AD).
Inajá aproveitou a oportunidade para fazer um apelo à população. “Estamos precisando de materiais simples, mas essenciais para as oficinas, como revistas e jornais velhos, restos de tinta, pincéis, botões, retalhos de tecido, linha, agulha e ferramentas de jardinagem pequenas, como pás e regadores. Esses itens ajudam no desenvolvimento de atividades que promovem a socialização e o bem-estar dos nossos usuários”, explicou.
Ela também destacou a criação de uma horta no CAPS II e um varal solidário no CAPS Infantojuvenil. “Recebemos muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, também estamos aceitando roupas infantis e de adolescentes, que serão distribuídas para quem mais precisa”, completou.
Durante a entrevista, Inajá detalhou o funcionamento dos atendimentos. “Cada paciente tem um projeto terapêutico singular, construído com base em suas necessidades e, sempre que possível, com o envolvimento da família. Os atendimentos podem ser intensivos, semi-intensivos ou não intensivos, de acordo com a evolução de cada caso.”
Ao final, Inajá convidou os ouvintes a contribuírem com o trabalho dos CAPS e informou os locais e contatos para doações:
- CAPS Infantil – Rua Dr. Olímpio de Souza Pitanga, 20 – Bairro Maluche
(47) 2204-2248 – Atendimento das 8h às 17h
- CAPS II (adulto) – Rua Hercílio Luz, 257 – Centro
(47) 3304-4710 – Atendimento das 8h às 17h
- CAPS AD (álcool e outras drogas) – Rua Riachuelo, 45 – Próximo à Clínica Amor e Saúde
(47) 3306-9305 – Atendimento das 7h às 19h
“Quem quiser ajudar pode procurar qualquer uma das unidades. Todos os materiais doados serão muito bem aproveitados nas atividades com os nossos usuários”, concluiu.
Essas e outras falas da entrevista você pode conferir no vídeo acima, na matéria completa.



