Comusa diz que atuará dentro do possível para fiscalizar superlotação no Hospital Imigrantes

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) de Brusque, Robson Zunino, foi entrevistado pela Cidade FM na manhã desta sexta-feira (11), para comentar sobre o limite em que o papel do Conselho pode chegar em relação às fiscalizações em unidades hospitalares que são custeadas com recursos do Estado. Este caso é voltado ao Hospital Imigrantes, que vem sendo alvo de críticas sobre a superlotação de pacientes e acompanhantes que utilizam dos seus serviços.

Segundo ele, o Comusa tem competência para fiscalizar instituições que recebem recursos do Fundo Municipal de Saúde, como os hospitais Azambuja e Dom Joaquim. No entanto, quando se trata de unidades custeadas com verbas estaduais — como o Hospital Imigrantes —, essa atribuição cabe ao Conselho Estadual de Saúde.

“Se o Conselho Municipal de Saúde quiser ir até o Hospital Imigrantes e fiscalizar, ele não pode. O hospital não precisa deixar a gente entrar. Aliás, eles não devem deixar. Quem tem essa competência é o Conselho Estadual de Saúde”, esclareceu Zunino.

Apesar da limitação, ele garantiu que o Comusa vem atuando da forma possível.

“O fato do Conselho não poder fiscalizar os tais migrantes não significa dizer que a gente não faz nada. Toda vez que chega ao nosso conhecimento, nós enviamos ao Conselho Estadual de Saúde”, completou. Ele citou que, em diversas ocasiões, o conselho encaminhou denúncias, vídeos e fotos recebidas da população à esfera estadual, inclusive utilizando reportagens jornalísticas como complemento aos relatórios.

Robson também reforçou que, caso haja o uso de recursos do município em novas parcerias com o IMAS (organização que administra o hospital), o conselho terá participação obrigatória. 

Por fim, o presidente do Comusa ressaltou que a situação precisa ser tratada com seriedade por todos os envolvidos — inclusive por outras prefeituras que enviam pacientes ao hospital.

“Essas prefeituras têm a obrigação de fiscalizar e cobrar do governo do Estado uma resposta quando seus munícipes estão sendo atendidos de maneira inadequada”, concluiu.

Rua no Centro sofrerá alteração no domingo por conta de evento na Praça Sesquicentenário

Em razão da realização do evento de “Caça aos Ovos”, que ocorrerá ao longo deste domingo (13), na Praça Sesquicentenário, no Centro, a rua Eduardo Von Buettner, em frente à praça e a Câmara dos Vereadores, estará com o acesso bloqueado das 8h às 17h30. Para garantir a fluidez do tráfego e a segurança dos participantes, foram definidos os seguintes desvios: - Os motoristas que...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Presidente explica envolvimento do Comusa na obra da UBS no Loteamento Schaefer

A discussão sobre a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Loteamento Schaefer, que envolve moradores e a Prefeitura de Brusque, continua gerando novos pronunciamentos. Na manhã desta sexta-feira (11), o presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), Robson Zunino, comentou sobre o papel e a importância do órgão na definição e acompanhamento do projeto. Segundo o presidente, o Conselho tem...
Continuar lendo...

Brusque FC anuncia a contratação de zagueiro para reforço do elenco

O Brusque Futebol Clube oficializou a contratação do zagueiro Roberto Rosa, que chega para reforçar a equipe Quadricolor na disputa do Campeonato Brasileiro Série C. Aos 26 anos, Roberto tem passagens por clubes de destaque como Avaí, Internacional, e, mais recentemente, o Operário Ferroviário. O defensor assinou contrato válido até o término do Campeonato Brasileiro Série C de 2025.
Continuar lendo...