UNIFEBE sedia três grandes eventos e amplia conexões globais na área educacional

O XIII Fórum Internacional de Inovação e Criatividade – Increa, V Congresso Internacional de Educação e Saúde – Ciedus e o I Congresso Internacional de Educação – Eduque, sediado em Brusque, reuniram pesquisadores e educadores para debater iniciativas inovadoras voltadas à educação, assim como a divulgação de trabalhos científicos voltados ao tema. A programação, fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, foi organizada pela UNIFEBE em parceria com a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, e teve representantes de países como Colômbia, Espanha, Portugal e Brasil.
Ao longo das atividades, os participantes puderam conhecer iniciativas voltadas para educação básica e educação superior, além de participar de oficinas. Acadêmicos dos cursos de Direito e Pedagogia da UNIFEBE também tiveram atividades específicas, voltadas às tendências globais, educação inclusiva, ação docente e diversidade.
Durante o período do evento, a UNIFEBE, também recebeu a visita do presidente Fábio Wagner Pinto, que participou da solenidade de abertura das atividades, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valeska Daniela Tratsk, e a assessora de Planejamento e Programas Estratégicos, Monique Amin Ghanen. A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca os reflexos do evento para o desenvolvimento da educação.
“O conhecimento científico e a educação passam por constantes transformações e, ao reunir pesquisadores dedicados ao tema, estamos proporcionando um ambiente propício para reflexão, debate e a difusão de novas produções científicas e práticas que vão colaborar com uma educação atualizada às novas demandas”, descreve a reitora.
Homenagem
A edição teve a doutora em Psicologia pela Universidade Ramon Llull, professora Verónica Violant Holz como homenageada. Ela é professora titular do Departamento de Didática e Organização Educativa (DOE), da Universidade de Barcelona (UB), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pedagogia Hospitalar em Neonatologia e Pediatria, Membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Desenhos (GRID), Tecnologia e Aplicação Multimidia e Digital aos Desenhos de Observação (2021 SGR 00718), Núcleo Temático Pedagogia Hospitalar e de Saúde e Diretora do Observatório Internacional de Pedagogia Hospitalar (UB).
A professora também é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e tem a pedagogia hospitalar, robótica e criatividade como temas de pesquisa.