(VÍDEO) Fanfarra do Paquetá sonha em representar Brusque no campeonato nacional

Na edição desta quinta-feira (17) do programa Conexão 92, véspera de feriado, recebeu o maestro Wilson Schmidt Júnior, responsável pela fanfarra da Escola Cívico-Militar do bairro Paquetá. Apaixonado por música e ex-integrante da histórica fanfarra do João XXIII, Wilson compartilhou sua trajetória, os desafios enfrentados e os sonhos para o futuro da fanfarra brusquense, que hoje reúne cerca de 40 crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos.

“Brusque já foi um celeiro de bandas e fanfarras, com referências como João XXIII, Padre Lux, São Luiz, Consul e Augusta Knorring. Mas infelizmente, essa tradição foi se perdendo com o tempo, principalmente por falta de incentivo público e pela concorrência com as tecnologias, como redes sociais e jogos digitais”, comentou o maestro.

Wilson coordena de forma voluntária o projeto da fanfarra do Paquetá, que atua na modalidade percussão sinfônica, uma alternativa mais viável financeiramente, já que não exige instrumentos de sopro, cujo custo é muito mais elevado. “Para montar uma fanfarra simples hoje, com tambores básicos para desfiles, o investimento inicial é de pelo menos R$ 10 mil. Se for uma banda marcial completa, o valor sobe consideravelmente”, explicou.

Apesar dos desafios, os resultados têm sido animadores. “No começo foi difícil atrair os alunos. Mas eu dizia: ‘dê uma chance à fanfarra’. Depois da primeira apresentação, eles se apaixonam. E é isso que tem acontecido. Hoje temos um grupo engajado, com apoio da escola e dos agentes cívico-militares que ajudam a manter a disciplina nos ensaios”, afirmou.

Além da disciplina, Wilson citou que a música contribui para o desenvolvimento humano. “Eu não me lembro de nenhum aluno que tenha passado pelas bandas em que atuei e tenha se desviado do caminho certo. A fanfarra oferece mais do que música: oferece civilidade, propósito e transformação”, destacou Wilson.

Competições e sonho nacional

A fanfarra do Paquetá já participa de competições regionais e estaduais, e o objetivo agora é ainda mais ambicioso: levar o grupo ao campeonato nacional. “Esse é o nosso grande sonho. A última vez que Brusque foi representada em um nacional foi em 2014, pela banda Augusta Knorring. Queremos repetir esse feito com nossos alunos”, disse.

A previsão é de que o campeonato nacional ocorra ainda este ano, possivelmente no Mato Grosso do Sul ou Espírito Santo, o que implica em custos elevados com transporte e hospedagem. Por isso, Wilson já articula ações para arrecadação de recursos. “Vamos buscar patrocínio com empresas, fazer pedágios e contar com a ajuda da comunidade. Toda colaboração será bem-vinda.”

Audiência Pública discute melhorias em ruas do Lageado Baixo

Na última segunda-feira (14), a comunidade do Lageado Baixo se reuniu em uma importante audiência pública promovida pela Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba. O encontro teve como objetivo apresentar os estudos e propostas de revitalização das vias da localidade, com foco na melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana. Durante a audiência, foram detalhadas as intervenções planejadas para cinco ruas da...
Continuar lendo...

Jovem fica gravemente ferido após caminhão tombar em SC

Um jovem de 22 anos ficou gravemente ferido após perder o controle da carreta que dirigia e tombar às margens da rodovia SC-418, na localidade de Rio do Júlio, em Joinville. O acidente foi registrado por volta das 13h desta quarta-feira (16). Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), no local foi verificado que o caminhão trator Scania/G 400 A6X2, atrelado a um semirreboque carregado com 28.400 kg de chapas de...
Continuar lendo...

Corretor de imóveis morre em acidente na BR 101

Um jovem de 25 anos, identificado como João Gabriel Iachinski de Oliveira, morreu após um acidente de trânsito nesta quarta-feira (16). João era corretor de imóveis e atuava na região. Ele pilotava uma moto quando se envolveu em uma colisão com um caminhão. O acidente ocorreu pouco antes das 12h, na BR-101, em Itapema. Segundo informações de portais da região, a vítima bateu na traseira de um caminhão...
Continuar lendo...