Abertura de empresas em SC cresce 31% no primeiro trimestre e atinge maior patamar da história

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 e bateu um recorde histórico no empreendedorismo estadual. Enquanto nos primeiros três meses de 2024 o saldo foi positivo em 32.169 empresas, neste ano o valor saltou para 42.453. O resultado é o maior para o período desde o início da série histórica calculada pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).

O desempenho acima da média na abertura de empresas em Santa Catarina reflete o aquecimento da economia, principalmente a partir do crescimento dos setores da indústria, comércio e serviços. Conforme a Jucesc, o saldo positivo de 42.453 empresas no primeiro trimestre é fruto da relação entre as empresas constituídas (83.541) e empresas extintas (41.088) no período.

O governador Jorginho Mello destaca que Santa Catarina é um exemplo de empreendedorismo para o Brasil. “Esses números refletem a força, a coragem e a determinação do nosso povo que é trabalhador. Por isso as coisas aqui dão certo. Além disso, o Governo do Estado investe muito para melhorar o ambiente de negócios, desburocratizando o Estado, ampliando os investimentos nas estradas, na segurança pública, nos portos e aeroportos. Isso faz a diferença”, afirma.

Setores de transportes e atividades administrativas são destaque

Conforme os dados da Jucesc, o saldo de empresas foi positivo em todos os setores no primeiro trimestre de 2025. O destaque é o segmento de transporte e armazenagem, com saldo de 5.943 CNPJs. Em seguida aparecem as atividades administrativas, com saldo de 5.298. Os setores de comércio e reparação de veículos (5.242) e de construção (4.293) vem na sequência. A indústria da transformação, com saldo de 4.075, fecha o top 5.

MEIs são a maior parte das novas empresas de Santa Catarina

Do saldo positivo de 42.453 empresas registrado no primeiro trimestre de 2025, a maior parte, 36.200, são de Microempreendedores Individuais (MEIs). Já as empresas limitadas registraram saldo de 11.449 CNPJs. A fatia de Empresário Individual, que vem sendo substituída pelos MEIs, teve saldo negativo de 5.349 no período.

Cinco mil litros de água foram utilizados para apagar incêndio

O Corpo de Bombeiros atualizou as informações sobre o incêndio que destruiu uma casa na manhã desta sexta-feira (18), na Rua Paulo Missfeld, no bairro Holstein, em Guabiruba. Conforme a corporação, as chamas tomaram conta de todo o imóvel. A equipe precisou resfriar as casas próximas enquanto combatia o fogo. O proprietário não estava no local quando o incidente aconteceu. Outras três guarnições foram...
Continuar lendo...

Polícia Militar inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 nas rodovias estaduais

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), iniciou a Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 para reforçar a fiscalização durante o período sagrado. A ação começou às 19h desta quarta-feira (16), e seguirá até às 07h da próxima terça-feira (22). Nesta operação estarão envolvidos os 25...
Continuar lendo...

(VÍDEO) "Já tinha queimado tudo", relata morador que perdeu casa para incêndio em Guabiruba

Uma casa pegou fogo na manhã desta sexta-feira (18), no bairro Holstein, em Guabiruba. Cinco guarnições do Corpo de Bombeiros foram empenhadas para combater o fogo na Rua Paulo Missfeld, que teria se iniciado por volta das 07h15. A Cidade FM esteve no local e registrou o depoimento do dono do imóvel. Tadeu de Aguiar informou à reportagem que estava indo viajar quando ligaram para ele dizendo que a casa estava pegando fogo. Tadeu foi ao local verificar a...
Continuar lendo...