Denise Fernandes assume presidência do Conselho de Cultura em Guabiruba

Na última reunião do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Guabiruba, realizada em abril, foi oficializada a eleição de Denise Fernandes como nova presidente do colegiado. Denise assume a liderança após a renúncia da então presidente Bianca Lemos, que deixou o cargo e o conselho por motivos pessoais e de saúde.

Conforme previsto no Estatuto do Conselho, a então vice-presidente passou a responder automaticamente pela presidência. Em sua manifestação inicial, Denise compartilhou com os presentes um pouco de sua trajetória:

"Sou casada, mãe de duas filhas e moro aqui em Guabiruba. Atuei por muitos anos como massoterapeuta e hoje trabalho com comunicação, apresentando há quatro anos o programa Conexão Guabiruba, na Rádio Guabiruba FM. Também sou fundadora da Rádio Bom Gosto, uma rádio web com segmento gospel."

Ela relembrou que seu envolvimento com o Conselho começou em 2024, quando foi eleita suplente da cadeira de mídia e imprensa. Durante a formação da mesa diretora no início de 2025, assumiu como vice-presidente e, posteriormente, foi conduzida à presidência conforme previsto pelo regimento interno.

Durante a reunião, Denise reiterou sua disposição em assumir o cargo e destacou sua motivação para contribuir com a cultura local:
"Acredito muito no trabalho em equipe. Juntos, podemos fazer o melhor. Quero contribuir com a nossa cidade, fortalecer a cultura, trazer ideias, caminhar junto com os conselheiros, a secretária, a assessora — todos — para realizarmos um lindo trabalho. Para mim, é uma experiência nova, única, e quero dar o meu melhor."

A nova presidente foi recebida com apoio e entusiasmo pelos membros do Conselho, que reconheceram sua coragem, dedicação e o simbolismo da ocasião: Denise é a primeira pessoa com deficiência visual a liderar o Conselho Municipal de Cultura de Guabiruba — um marco importante em direção à inclusão e à representatividade nas políticas públicas culturais do município.

Diante da relevância do momento, os conselheiros sugeriram que fosse divulgada uma matéria sobre a nova presidência. Denise acolheu a ideia com entusiasmo, reforçando:
"Sou guabirubense de coração, tenho orgulho de morar aqui, e me sinto muito honrada em fazer parte do Conselho. Agradeço de coração pela oportunidade concedida a mim. Que Deus ilumine nosso caminho e que juntos possamos fazer um lindo trabalho pela cultura de Guabiruba."

Ainda durante o encontro, foi deliberada a necessidade de preencher a vice-presidência, vaga deixada por Denise. A decisão seria inicialmente encaminhada para o grupo de WhatsApp do Conselho, mas, durante a própria reunião, a conselheira Rosane se candidatou ao cargo. Após votação, foi eleita por unanimidade, em mais um momento de participação ativa dos membros do CMC.

O novo momento vivido pelo Conselho representa não apenas uma reorganização administrativa, mas também uma renovação de propósitos, marcada por inclusão, compromisso e novas possibilidades para a cultura guabirubense.

Brusque finaliza preparação para confronto com o Guarani

Na noite deste sábado (19), o Brusque FC encerrou a preparação, no estádio Augusto Bauer para enfrentar o Guarani pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série C. O treino teve início com um aquecimento, seguido de um trabalho voltado para ajustes finais de posicionamento e estratégias de jogo. A comissão técnica aproveitou o momento para reforçar orientações táticas e detalhes importantes para...
Continuar lendo...

Obras da nova creche no bairro Limeira estão a todo vapor

A construção do novo Centro de Educação Infantil (CEI) Tia Ana, localizado no bairro Limeira, em Brusque, segue em ritmo acelerado. Atualmente, as equipes trabalham na instalação do telhado e no reboco de algumas salas. Com um investimento superior a R$ 5,4 milhões, provenientes de recursos estaduais e municipais, a unidade visa atender até 400 crianças. Após a finalização do telhado, os trabalhos continuam...
Continuar lendo...

Estupro, cárcere e ameaça: mulher é salva e revela como vivia ao lado do companheiro

Uma mulher conseguiu acionar a Polícia Militar após relatar que estava sendo mantida em cárcere privado pelo companheiro. A ocorrência mobilizou as autoridades, na tarde deste sábado (19), até a Estrada Geral Atafona, em Lontras, por volta das 14h. Segundo a PM, a mulher de 56 anos disse à guarnição que ultimamente vinha sofrendo abuso sexual do companheiro e que a agredia com socos quando não queria se relacionar...
Continuar lendo...