A Prefeitura de Brusque elaborou um plano de drenagem para enfrentar os impactos das fortes chuvas nas tubulações da cidade. Na manhã desta terça-feira (22), o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, foi entrevistado pela bancada da Cidade FM para comentar sobre o assunto e outras demandas da gestão atual.
A entrevista “percorreu” diversos bairros e também abordou as dificuldades da pasta. Um dos problemas que a Secretaria de Obras enfrentou nestes primeiros meses foi o das chuvas, que fizeram a vida útil das drenagens das ruas de Brusque atingir seu ápice, segundo Ivan. “Tanto nossa tubulação quanto a água está podre, vai ‘esfarelando’, falando no termo comum, e vai abrindo os buracos”, explicou.
O secretário contou que, só na Travessa Dom Joaquim, no Cedrinho, três buracos se abriram. Um deles, inclusive, foi fechado nesta segunda-feira (21). Bruns lembrou que esses consertos envolvem diversas etapas. “Não é só tubo, envolve maquinário, equipe, aterro, conserto do asfalto. São any coisas que vão acontecendo ali”.
Em fevereiro, a Prefeitura iniciou um plano de drenagem na cidade. Filho pontuou que foi formada uma comissão com vários setores da administração municipal, como a própria Secretaria de Obras, Infraestrutura e Engenharia, por exemplo. Mesmo ainda estando na fase de estudos, os grupos trabalham para trazer um resultado efetivo.
O secretário diz que o plano é importante também pela questão orçamentária, para buscar uma solução mais viável. “Até mesmo para ver se casaria uma substituição ou implementar uma nova tubulação, uma nova drenagem para que isso seja cessado”, destacou.
Conforme dito por Ivan, a manutenção encarece. “O estudo que se faz é de que a cada ano o custo com a manutenção desta drenagem cresce para o município."
Agradecimentos
A entrevista, transmitida pelo canal do YouTube da Cidade FM, contou com pedidos e agradecimentos de alguns ouvintes. Em especial, um deles parabenizou o secretário e sua equipe por estarem cuidando do Cemitério Parque da Saudade.
Na oportunidade, Bruns agradeceu aos trabalhadores que “vestem a camisa pra valer e dão outra cara ao cemitério”. Ele contou que brinca quando diz que não vê o local como bonito, por ser triste. “Mas eles [sua equipe] estão deixando sempre caprichado, com outra cara, com brita nos corredores, meio-fio pintado, limpo e sem aquele aspecto de mato. Acho isso importante”, finalizou.
Há cerca de um ano, internautas reclamaram à emissora sobre a situação em que o cemitério municipal se encontrava, mostrando abandono e falta de cuidado. A Secretaria de Obras assumiu o controle do local, que até o início de janeiro permanecia sob responsabilidade de outra administração.
Confira a entrevista completa no vídeo acima.