Na noite de terça-feira (22), por volta das 18h, um bebê de 29 dias foi salvo pela Polícia Militar após se engasgar com leite materno. A mãe estava desesperada e foi em direção a uma das viaturas da PM, que fazia patrulhamento na região, para pedir ajuda. O fato ocorreu no bairro Espinheiros, Itajaí.
O recém-nascido apresentava coloração azulada ou acinzentada da pele, unhas e mucosas, devido à falta de oxigênio no sangue e à dificuldade para respirar.
Diante da situação crítica, os policiais agiram de imediato, dividindo as funções, enquanto parte da equipe prestava os primeiros socorros à criança, os demais acionaram os serviços de emergência médica.
Foi realizada a manobra de Heimlich adaptada para recém-nascidos, o que resultou na expulsão parcial do leite que obstruía as vias aéreas do bebê. A equipe policial permaneceu monitorando a criança até a chegada da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.
Após avaliação técnica, os bombeiros confirmaram que a técnica aplicada pelos policiais foi eficaz e seguiram com os protocolos de atendimento, conduzindo o bebê e a mãe até o Hospital Pequeno Anjo para avaliação médica especializada.