(VÍDEO) Prefeitura de Brusque recolhe entulhos descartados na Primeiro de Maio

Na manhã desta quarta-feira (23), a Secretaria de Obras da Prefeitura de Brusque realizou a remoção de entulhos descartados de forma irregular na Avenida Primeiro de Maio, no Centro da cidade. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que os resíduos foram deixados na via pública.

De acordo com nota oficial, a Prefeitura tomou ciência do caso nas primeiras horas da manhã. A empresa responsável pela execução da obra informou que uma das caçambas alugadas, destinada exclusivamente ao depósito de areia proveniente da escavação, foi utilizada indevidamente para o descarte de entulhos, como sofás e outros materiais, que posteriormente foram deixados sobre a via pública. (Confira a nota no final do texto)

A nota ainda informa que, após verificação interna, foi constatado que a responsabilidade pelo descarte é da empresa contratada para o fornecimento das caçambas, e não da empresa responsável pela execução da obra de macrodrenagem. Diante disso, a empresa será notificada, autuada e poderá ser responsabilizada pelo ato, conforme prevê a legislação vigente. (Confira a nota no final do texto)

Contraponto da empresa

A reportagem da Cidade FM entrou em contato com a empresa envolvida no fato. Conforme a responsável pela entidade, a caçamba havia sido locada pela empresa que faz a obra de drenagem da via para recolher o barro, mas que terceiros jogaram os entulhos dentro da caixa metálica.

Os trabalhadores do túnel pediram que os materiais fossem retirados. A funcionária contou que não sabiam de quem eram os entulhos e que não poderiam recolhê-los. Segundo ela, o procedimento, nestes casos, é de agir de tal forma. Caso o proprietário dos detritos locasse a empresa para recolher seus bens, a empresa assim faria, disse.

O motorista do caminhão também entrou em contato com a emissora para apresentar sua versão dos fatos.

Confira a nota oficial da Prefeitura:

"A Prefeitura de Brusque tomou ciência, no início da manhã desta quarta-feira (23), de um descarte irregular de resíduos na Avenida Primeiro de Maio, onde está em andamento a obra de macrodrenagem na via. 

A empresa responsável pela execução dos serviços informou que uma das caçambas alugadas, destinadas exclusivamente ao depósito de areia da escavação, foi utilizada irregularmente para descarte de entulhos, como sofás e outros resíduos. Em seguida, esses materiais foram deixados de forma sobre a via pública, reforçando a prática ilícita. 

Diante do ocorrido, a Prefeitura está tomando as devidas providências para apurar os fatos. A Secretaria de Obras foi acionada para realizar a limpeza do local. Após verificação interna, foi constatado que a responsabilidade pelo descarte é da empresa contratada para o serviço de caçambas, e não da empresa que executa a obra. Por esse motivo, a empresa de entulhos será notificada, autuada e poderá ser responsabilizada pelo ato.

A Administração Municipal reforça que o descarte irregular de resíduos em vias públicas é proibido e será tratado com o devido rigor"

Momento aproximado que a noticia ocorreu
Editoria | Click para mais
Reporter | Click para mais