A diretora técnica do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Larissa Bononomi, foi a entrevistada pela Cidade FM na manhã desta sexta-feira (25), no programa Rádio Revista Cidade. Na oportunidade, Larissa esclareceu a atual situação do abastecimento de água no município e as ações que estão sendo executadas para melhoria do sistema. Segundo ela, o desabastecimento que afetou diversos bairros nos últimos dias foi consequência direta das obras de ampliação na captação e tratamento de água da ETA Central, responsável por atender 85% da cidade.
“Tivemos que abrir a nossa barragem no Rio Itajaí-Mirim para realizar a troca de bombas por equipamentos mais potentes, o que reduziu temporariamente a vazão e, consequentemente, a capacidade de tratamento de água”, explicou Larissa.
Apesar do transtorno, o abastecimento já começou a ser restabelecido. A expectativa, segundo a diretora, é que até o final do dia a situação esteja quase totalmente normalizada nas regiões afetadas.
Larissa também alertou para uma nova interrupção programada neste domingo, dia 27 de abril. A paralisação será necessária para a interligação definitiva da nova adutora e das novas bombas à estrutura atual da ETA.
“Esse será o nosso ‘dia D’. Teremos que paralisar totalmente a captação para executar essa etapa crítica da obra. Por isso, pedimos que a população encha suas caixas d’água no sábado”, orientou.
Durante esse processo de retomada, é possível que a água retorne com turbidez, fenômeno natural quando as tubulações ficam temporariamente secas.
Ela também comentou sobre a capacidade de preservação da estação, que garante até 12 horas de abastecimento total da cidade, quando o reservatório está cheio. A operação, porém, exige atenção constante, pois os reservatórios não podem ser esvaziados completamente por questões técnicas.
“É preciso manter uma lâmina mínima de água para evitar entrada de ar no sistema. Se isso acontecer, depois não conseguimos mais recuperar com facilidade”, alertou.
Outro ponto importante citado foi a logística do transporte dos novos módulos da ETA, que pode afetar o trânsito na manhã de segunda-feira, dia 28. A estrutura, com cerca de 5 metros de altura e largura, exige uma operação especial.
“Conversamos com a Guarda Municipal, Celesc, provedores de internet e outros órgãos para minimizar os impactos. Mesmo assim, pedimos que os motoristas deem preferência à Avenida Beira Rio ao invés da Rodovia Antônio Heil”, finalizou.