O programa Conexão 92 desta sexta-feira (25) recebeu o padre José Henrique Gazaniga, pároco do Santuário de Azambuja, que trouxe detalhes sobre o 3º Cerco de Jericó. Com o tema "A esperança não decepciona" (Romanos 5,5), o evento começa neste sábado, dia 26 de abril, e segue até o sábado seguinte, dia 3 de maio.
O Cerco de Jericó é uma tradição bíblica que envolve sete dias e sete noites de oração ininterrupta, em referência à passagem do livro de Josué. "É um momento de avivamento espiritual muito forte. A igreja fica aberta dia e noite, com o Santíssimo exposto, adoração, e missas todos os dias", explicou o padre José Henrique.
Durante os sete dias haverá três missas diárias: às 6h, às 16h e às 19h30. A missa das 19h30 será a principal, com celebrações animadas, passagem da arca e procissão do Santíssimo Sacramento, relembrando o derrubar das muralhas de Jericó.
Padre Henrique explicou que cada noite contará com a presença de um padre convidado, entre eles padre Rodrigo Laufer, padre Anderson Pitz, padre Eduardo Senna e padre Elinton Costa. A missa de encerramento, celebrada no sábado (3), terá o ponto alto com sete voltas dentro da igreja e a simbólica queda da muralha, representando a superação de dificuldades como doenças, problemas familiares e outros desafios pessoais.
O padre destacou ainda o envolvimento da juventude: "Temos tido muita participação de adolescentes e jovens, principalmente na missa das 10h30 de domingo. O acampamento jovem e as missas animadas têm ajudado a renovar a fé das novas gerações."
Outro atrativo durante o cerco é o tradicional cachorro-quente de Azambuja, que será vendido diariamente a partir das 15h. "É tradição: o pessoal trabalha, vem rezar e aproveita para saborear o cachorro-quente", comentou o padre, com bom humor.
O convite final do padre José Henrique é direto: "Esperamos todos vocês para este momento de fé e renovação no Santuário de Azambuja. Deus abençoe!"