Conta de luz ficará mais cara em maio com volta da bandeira amarela

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira (25) implementar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio. Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel. 

Bandeiras tarifárias
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. 

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta sexta-feira (25) a 14 anos de prisão a cabelereira Débora Rodrigues dos Santos, acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e de pichar a frase "Perdeu, mané" na estátua A Justiça, localizada em frente ao edifício-sede da Corte. A condenação a 14 anos por cinco crimes foi obtida pelos votos dos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso,...
Continuar lendo...

Menino de 10 anos fica ferido após atropelamento em Brusque

Um menino de 10 anos ficou ferido em Brusque após ser atropelado por um carro no fim da manhã desta sexta-feira (25). O fato ocorreu por volta das 11h58, na rua Itajaí, no bairro Limoeiro. Conforme relatório do Corpo de Bombeiros, a criança foi encontrada a cerca de 10 metros do veículo envolvido na colisão, caída na via, consciente e orientada. O menino apresentava contusão no crânio, com edemas na parte de trás e...
Continuar lendo...

Polícia cumpre mandados e prende dois após fuga em Brusque

Na tarde desta sexta-feira (25), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque, deflagrou uma operação de cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em imóveis localizados no bairro Planalto, em Brusque. Segundo a Polícia, durante as diligências no local, os policiais civis localizaram uma arma de fogo no interior de um armário, além de um aparelho celular e...
Continuar lendo...