Moradores de Brusque notaram um trânsito mais lento na Rodovia Antônio Heil na manhã desta segunda-feira (28). A lentidão foi causada por uma operação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): a primeira etapa da entrega da Estação de Tratamento de Água (ETA) modular central.
Segundo o Samae, a ação será realizada em duas fases — a primeira ocorreu hoje e a segunda está prevista para o dia 13 de maio.
O que mais chama atenção é o porte do tanque transportado, com cerca de cinco metros de altura e cinco metros de comprimento.
Em entrevista à Cidade FM na sexta-feira (25), a diretora técnica do Samae, Larissa Bononomi, destacou que a operação é especial. "Conversamos com a Guarda Municipal, Celesc, provedores de internet e outros órgãos para minimizar os impactos", explicou.
O transporte da ETA começou por volta das 5h e a previsão de chegada à estação central do Samae é por volta das 8h. A diretora também orientou os motoristas a evitarem a Rodovia Antônio Heil, dando preferência à Avenida Beira Rio.
Mais ação
A falta de água é outro tópico que pessoas de diferentes bairros estão sofrendo. Isto se deve à paralisação temporária da ETA Central para a instalação de novas bombas de captação de água.
A ação já havia sido programada anteriormente. O efeito é em alta escala, pois a ETA fornece cerca de 85% do abastecimento de água da cidade. Alguns bairros como o Centro, Guarani, São Pedro, Águas Claras, Santa Rita, Rio Branco, São Luiz, Steffen, Bateas, Dom Joaquim, Primeiro de Maio e Santa Terezinha sentiram o impacto.
Conforme a autarquia, a troca das bombas é uma intervenção necessária e faz parte de uma série de ações para ampliar a capacidade de captação, garantindo maior eficiência no tratamento de água. O abastecimento deve retornar de forma gradativa durante o decorrer desta segunda.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (47) 3255-0500.