Moradores de diversos bairros de Brusque estão sem água. Realizar tarefas básicas, desde lavar louças até escovar os dentes virou um problema nesta última semana.
Esta falta se deve à paralisação da Estação Central de Água (ETA), para uma melhoria que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque está fazendo: a troca de bombas para ampliar a captação de água e garantir maior eficiência no tratamento, segundo a autarquia.
A diretora técnica do Samae, Larissa Bononomi, conversou com a Cidade FM na manhã desta segunda-feira (28).
Larissa explicou que o sistema não voltaria 100% no domingo, ao meio-dia. “Nós conseguimos restabelecer em partes com uma vazão reduzida, e posteriormente, à noite, que foi concluída a primeira etapa da obra”.
Na entrevista, também foi comentado sobre o uso dos caminhões-pipas. Bononomi disse que estão sendo disponibilizados prioritariamente às escolas e hospitais.
De acordo com Larissa, o reabastecimento de água será feito de forma gradativa, com a previsão de que chegue às partes mais altas até o fim do dia. Mas, a água pode vir com turbidez – fenômeno natural que contém sujidades quando as tubulações ficam temporariamente secas.