Na tarde desta terça-feira (29), o programa Conexão 92 recebeu Cristiane Schmitz, diretora de Atenção Básica de Brusque, para falar sobre o balanço final do Caminhão da Saúde da Mulher. A ação, realizada em parceria com o SESC, obteve adesão de 77% dos procedimentos ofertados, consolidando Brusque como o município com maior participação em todo o estado de Santa Catarina.
Ao todo, foram realizados mais de 1.700 exames e procedimentos dos 2.049 disponibilizados. Segundo Cristiane, o projeto superou as expectativas iniciais, apesar de uma preocupação inicial da equipe sobre a adesão devido ao formato móvel da estrutura.
"Foi realmente emocionante. Tivemos uma adesão muito maior do que esperávamos. No começo havia aquela preocupação: 'será que as mulheres vão se sentir à vontade em um caminhão?', mas a preparação do ambiente fez toda a diferença para que elas se sentissem acolhidas", destacou.
Cristiane revelou que, para validar a experiência oferecida às pacientes, tanto ela quanto a secretária de Saúde, Thayse Rosa, passaram pelos exames.
"Nós mesmas utilizamos o serviço, fizemos a coleta e a mamografia, e realmente podemos dizer que a estrutura estava excelente", completou.
Além de exames de mamografia e coleta de preventivos, a ação também garantiu um fluxo organizado para acompanhamento dos resultados.
"O resultado já entra direto no prontuário da paciente. E se houver qualquer alteração, a equipe de saúde faz contato para dar o devido encaminhamento", explicou Cristiane.
Outro ponto destacado foi que as coletas tradicionais continuam sendo feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vinda do caminhão não substitui o atendimento normal, mas amplia o acesso e agiliza o aumento dos indicadores de saúde da mulher.
"Era para aumentar a oferta, não para limitar. Continuamos normalmente nas unidades", reforçou.
No encerramento da entrevista, Cristiane adiantou que em breve retornará ao programa para tratar das mudanças recentes no sistema da Atenção Primária de Brusque.



