(VÍDEO) Moradores reclamam de atraso no retorno da água

Na noite desta terça-feira (29), alguns moradores de bairros de Brusque ainda relatam a falta de abastecimento de água, mesmo após o Samae ter informado que o fornecimento seria restabelecido ao longo do dia. A obra em andamento afeta o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, responsável por atender aproximadamente 80% da cidade.

Moradores e empresários do bairro Águas Claras entraram em contato com a emissora reclamando da situação. Segundo eles, até o momento não há água para realizar serviços básicos ou manter o funcionamento de estabelecimentos comerciais, o que tem gerado prejuízos.

Pela manhã, o repórter Anderson Antunes esteve na ETA Central, no Morro da Caixa d’Água, e conversou com André de Castro Nunes, operador da ETA e coordenador do sistema de abastecimento. Segundo ele, o problema foi causado por falhas técnicas em novas bombas instaladas na captação de água. Apesar da estação ter capacidade para tratar até 350 litros por segundo, a captação estava limitada a cerca de 191 litros por segundo por conta da falha.

André explicou que a obra faz parte de uma série de investimentos iniciados em 2019 para ampliar a capacidade da ETA Central e das demais estações da cidade. Para evitar um colapso no fornecimento, o Samae realizou manobras técnicas, redirecionando água de outras ETAs para os bairros mais críticos, embora essas estações menores atendam no máximo 20% da população.

Ele também reconheceu que, apesar da divulgação prévia da obra, parte da população não foi alcançada pelos comunicados e ficou surpresa com a interrupção. Ainda assim, afirmou que, após a conclusão das obras, o sistema terá capacidade de tratar até 1.800 m³ por hora, o que trará uma melhora significativa no abastecimento.

A reportagem completa em vídeo com a explicação do técnico está anexada acima.