(VÍDEO) Facção catarinense é alvo de operação em 3 estados

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Itajaí (DECOD/DIC de Itajaí), deflagrou na manhã de hoje, 06/05/2025, a Operação Queda da Torre.

Trata-se de investigação que identificou as principais lideranças em nível estadual de facção criminosa catarinense. Os indiciados são suspeitos de compor um conselho da organização criminosa responsável por tomar decisões sensíveis ao grupo, como determinar ‘decretos de morte’, rebeliões e atentados - direcionando ordens a criminosos de toda Santa Catarina. 

Foram também identificados três advogados suspeitos de atuar como mensageiros, transmitindo mensagens entre faccionados presos e seus comparsas em liberdade. Um dos advogados é suspeito ainda de ter sido “batizado” na facção, tendo participação em atividades financeiras e na guarda de armamento a serviço do grupo criminoso. 

A operação teve por objetivo o cumprimento de 36 ordens judiciais, sendo 28 mandados de busca e apreensão e 08 mandados de prisão preventiva. As ordens foram cumpridas simultaneamente em 3 estados (SC, PR e AL) e 13 diferentes municípios (Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Guatambu, Joinville, Blumenau, Indaial, Itajaí, Camboriú, Cascavel/PR, Arapiraca/AL, Marechal Deodoro/AL).

Dos 8 mandados de prisão, 7 foram cumpridos. Dois suspeitos foram presos em Joinville, com um deles foi ainda encontrada  uma pistola 9mm, tendo ele sido autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Uma advogada foi presa na cidade de Guatumbu. Outros 4 suspeitos foram presos em Marechal Deodoro/AL, Camboriú, Itajaí e Palhoça. Um advogado segue foragido. Foram apreendidos inúmeros dispositivos eletrônicos e documentos cuja análise permitirá o aprofundamento das investigações.

A investigação contou com ampla troca de informações com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC/PCSC).

A operação contou com apoio de unidades da DEIC, da DPGF, da DIPC, das DRPs de São José, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma, Joinville e Chapecó, da Coordenadoria de Operações com Cães (COPC), da Coordenadoria de Operações Especiais (CORE) e do SAER Sul, além de equipes da Polícia Penal de Santa Catarina, da Polícia Civil do Paraná e da Polícia Civil de Alagoas. Foram mobilizados mais de 160 policiais.

UNIFEBE realiza ação educativa na Comunidade Bethânia

Alunos do segundo período do curso de Medicina da Unifebe estiveram na Comunidade Bethânia, em São João Batista, na tarde desta segunda-feira (5), para uma atividade prática do projeto de Curricularização da Extensão. Em visita anterior ao recanto, os estudantes conheceram a rotina dos acolhidos, o trabalho dos consagrados e da equipe técnica. A partir dessa vivência, construíram um cronograma de...
Continuar lendo...

CDL Brusque edição do Sábado Fácil especial Dia das Mães

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) realiza no dia 10 de maio, a edição do Sábado Fácil em alusão ao Dia das Mães, na praça Barão de Schneeburg, no Centro.  As atividades na praça iniciam às 9h e a população poderá usufruir de diversos serviços gratuitos como orientações de saúde, teste de acuidade visual, reparação de...
Continuar lendo...

Homem é socorrido após ser atingido na cabeça por égua em Brusque

Na manhã desta terça-feira (6), por volta das 9h26, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender a uma ocorrência envolvendo trauma causado por animal no bairro Bateias, em Brusque. Conforme os militares, ao chegar ao local, os socorristas encontraram um homem de 44 anos consciente, orientado e deitado sobre a cama. Ele relatou ter sido atingido na cabeça por uma égua, em um impacto do tipo “cabeça com cabeça”. A...
Continuar lendo...