(VÍDEO) Nova sede fortalece ações do Conselho Tutelar em Botuverá

Na edição desta segunda-feira (12) do programa Conexão 92, a conselheira tutelar de Botuverá, Breis Vanolli, falou sobre a nova sede do Conselho Tutelar no município e os atendimentos mais recorrentes enfrentados pela equipe, com destaque para o aumento de denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Breis explicou que o Conselho agora funciona na Casa da Cidadania, no centro da cidade, em um espaço reformado, mais acolhedor e com estrutura adequada para preservar a privacidade das vítimas, com salas separadas para atendimentos simultâneos.

Durante a conversa, a conselheira revelou que a maior demanda atual está relacionada a casos de abuso sexual envolvendo, principalmente, familiares próximos, como pais, padrastos e tios. “Hoje tanto os meninos quanto as meninas viraram alvos”, alertou. As vítimas, segundo ela, geralmente têm entre 4 e 11 anos.

Ela destacou ainda a importância da rede de apoio existente no município, com forte atuação das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e das polícias Civil e Militar. “Temos uma rede de apoio muito concreta e comprometida, o que nos permite atuar desde a prevenção até o acompanhamento das famílias afetadas.”

Breis também mencionou que o Conselho está preparando uma série de ações para a campanha do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, com caminhada e atividades entre os dias 19 e 23 de maio.

Além dos casos de abuso, o Conselho também lida com faltas escolares e evasão entre adolescentes, muitas vezes motivadas pela necessidade de trabalhar ou pela gravidez precoce. A conselheira reforçou que existe estrutura no município para que os jovens conciliem estudo e trabalho por meio de programas como o Jovem Aprendiz.

Por fim, ela incentivou a população a participar do processo seletivo aberto para novos conselheiros, reforçando que o principal requisito para a função é “ter muito amor pelo que faz”.

O telefone de plantão do Conselho Tutelar de Botuverá para denúncias e orientações é (47) 98498-9776, com atendimento 24 horas.

Vítima fica presa às ferragens e morre em acidente na SC-350

Um grave acidente de trânsito na noite de domingo (11), por volta das 20h, na SC-350 resultou na morte de Luiz Grazziotin, de 69 anos, que era empresário na região. A colisão frontal envolveu um carro e uma carreta carregada de cola fria. O acidente ocorreu em Lebon Régis, no Meio-Oeste de SC. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a vítima estava presa às ferragens quando as equipes de socorro chegaram ao local. A morte foi constatada...
Continuar lendo...

Operação policial prende duas pessoas por tráfico de drogas em ônibus

Na noite de sábado, (10), os policiais militares realizaram a operação ''Boa Viagem'', que consiste na fiscalização de ônibus, objetivando combater crimes internacionais. Na ocasião, foram registradas duas prisões em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, em São Miguel do Oeste. Na primeira ocorrência, um homem de 39 anos, tentou se esconder entre os bancos, mas foi flagrado transportando...
Continuar lendo...

Homem tenta atear fogo em ex companheira e falha 20 vezes

Na tarde de domingo (11), um homem tentou atear fogo em uma atendente de posto de combustíveis utilizando um balde com gasolina e fósforos. Após mais de 20 tentativas frustradas de acender os fósforos, a Polícia Militar de Blumenau conseguiu intervir e impedir o crime. O caso ocorreu em um posto localizado na rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau O homem de 39 anos, entrou no local segurando o balde e jogou na atendente, sua...
Continuar lendo...