Móveis, galhos secos, colchões e até mesmo um sofá: tudo isso está aglomerado em um ponto da Rua Luiz Machado, no bairro Azambuja, em Brusque. O problema transtorna os moradores, que pedem ajuda à Prefeitura para o recolhimento dos entulhos.
Milton Ihmof, morador da via, acionou a reportagem da Cidade FM e contou que o problema persiste desde o final de 2024. Ele afirmou que já conversou com a Prefeitura e com um vereador, mas “ninguém apareceu”.
Segundo Milton, são os próprios residentes da Rua Luiz Machado que descartam os materiais de forma irregular. “As pessoas largam tudo aí, isso é uma vergonha.”
Valcemir Mafra, também morador da rua, afirmou já ter visto pessoas despejando lixo na área, e acrescentou que até mesmo indivíduos de fora da localidade vêm até o local apenas isso.
Resposta
A Cidade FM entrou em contato com a Secretaria de Obras em busca de uma resposta. O secretário, Ivan Bruns Filho, informou que o principal problema do descarte irregular de entulhos é a dificuldade em identificar os autores.
“A gente precisa do auxílio dos moradores para identificar os responsáveis pelo descarte, para que, por meio da Fundema e do Ibplan, essas pessoas sejam responsabilizadas”, comunicou.