O Museu Casa de Brusque está com uma nova diretoria e tem planos de realizar uma exposição especial em breve aos moradores da cidade e região. Sobre os tópicos, a Cidade FM entrevistou na manhã desta quarta-feira (14), a diretora do museu, Luciana Paza Tomasi e o historiador Celso Deucher.
A casa está constantemente realizando projetos. A afirmação foi feita pela diretora na entrevista, onde aproveitou para falar de um evento especial: a exposição de uma pesquisa sobre os 150 anos da grande imigração italiana — abrangendo todas as regiões de Santa Catarina — que estará em exposição na Assembleia Legislativa Estadual por uma semana. Em Brusque, a mostra será realizada na sede do museu no dia 22 de maio.
“Teremos muitas peças históricas relacionadas à imigração. Na Alesc, serão apenas os painéis, pois, por questões de transporte, não será possível levar todo o material. Mas aqui em Brusque a mostra será ainda mais enriquecedora”, finalizou.
Nova Diretoria
De acordo com Celso, a renovação não foi total, mas foi significativa, disse Celso. “É difícil formar uma diretoria quando é de forma voluntária.” Para ele, o museu está em boas mãos, já que o atual presidente, Marcus Schlosser, cresceu dentro da instituição fundada por seu pai ao lado de Ayres Gevaerd.
A nova diretoria é composta, além de Marcus, pelo vice-presidente Eduardo Loos; a primeira secretária, Joceline Heil; o segundo secretário, Rafael João Scharf; o primeiro tesoureiro, Gilson Ávila Hulbert; a segunda tesoureira, Rosemari Glatz; a diretora de patrimônio, Vania Helena Gevaerd; e o diretor técnico, Ricardo Riffel. O Conselho Fiscal é formado pelos titulares Francisco Máximo Striolli Júnior, Celso Guilherme Iunceck Deucher e Odair José Campos. Os suplentes são Jorge Paulo Krieger Filho, Gaspar Eli Severino e Joel Mendes.
Ainda na entrevista, Deucher chamou a atenção para aqueles que pensam que o trabalho do museu se restringe às etnias italiana e alemã. “Somos de todas as etnias. Temos eventos para todo mundo. A casa é de Brusque”, finalizou.