Brusque faz sua apresentação como cidade inteligente em fórum europeu da ONU

O município de Brusque teve a oportunidade de apresentar sua proposta de cidade inteligente durante o 9º Fórum Regional Europeu sobre Desenvolvimento Sustentável (RFSD), promovido pela ONU em Belgrado, na Sérvia, nesta sexta-feira (16). O evento reúne lideranças globais para discutir soluções urbanas inovadoras.

Parcerias Público-Privadas (PPPs) são apontadas como ferramentas-chave para financiar projetos sustentáveis e acelerar o cumprimento dos ODS. O Fórum Internacional de PPPs da UNECE em 2025 teve como foco a ligação entre ação climática e infraestrutura resiliente.

Entre os temas abordados no Fórum, estão infraestrutura adaptável ao clima, uso de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, soluções de energia limpa (ex: hidrogênio verde), sustentabilidade fiscal e tarifas acessíveis, inovação e cooperação em novos modelos de PPP, entre outros.

O evento também premia projetos com destaque em transformação verde e digital, usando a metodologia PIERS da UNECE, que avalia o alinhamento dos projetos com os ODS.

Apesar de não estar entre os top 5, como Goiânia, por exemplo, Brusque pode demonstrar seu case diante de representantes de todo o mundo. O projeto, construído em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), que é o maior estruturador de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Brasil, integra a plataforma United Smart Cities e se destaca pelo uso estratégico de tecnologia, sustentabilidade e transparência na gestão pública.

O painel abordou 61 estudos de caso que foram submetidos de todo mundo, sendo apresentados dois projetos brasileiros. O primeiro, a PPP de Cidades Inteligentes, de Brusque, e também o projeto de rodovias do Pará. No caso brusquense, o projeto abrange telecomunicações (expansão e manutenção da infovia, videomonitoramento, semáforos inteligentes, medição do nível do rio e totens de emergência), iluminação pública, com a substituição do parque de iluminação por LED, e a  usina fotovoltaica, voltada para abastecer prédios públicos.

“Durante a minha fala, eu enderecei o escopo do projeto, falando de iluminação pública, Wi-Fi, do sistema integrado, de gestão de tráfego com câmeras inteligentes, de energia solar”, explicou a representante de Brusque no Fórum, Carol Braga, do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).

“Utilizando a inteligência artificial para fazer um trânsito melhor, descarbonizando, significa que as pessoas podem ter mais tempo para lazer, menos tempo se locomovendo. A questão da descarbonização, que vem das energias fotovoltaicas, até a questão própria do trânsito. Então, um trânsito mais eficiente significa menos carbono na atmosfera. E Brusque tem uma carteira de projetos centrada em PPP, olhando para avançar no futuro em PPPs orientadas para as pessoas e para melhorar o planeta”, finalizou Carol.

Do ponto de vista nacional e internacional, o município de Brusque começa a chamar a atenção por conta de seu desenvolvimento.

“Estamos entre os poucos selecionados entre centenas de cidades do mundo. É uma das maiores inovações do Brasil e do mundo na área de serviços públicos e smart cities”, afirmou o secretário municipal de Parcerias, Concessões e Convênio, José Henrique Nascimento.

Na próxima segunda-feira (19) será publicado o aviso de consulta pública, respeitando o período de 10 dias úteis para a realização da mesma e que será publicada no site https://www.brusque.sc.gov.br/. Dúvidas ou sugestões poderão ser enviadas para o e-mail: gestao@brusque.sc.gov.br

Polícia prende foragido da Justiça no Centro

Um foragido da Justiça foi preso pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira (16), em Brusque. O fato aconteceu por volta das 18h, no centro da cidade. Segundo a PM, havia uma denúncia de cumprimento de mandado de busca e apreensão contra o homem. Ele foi abordado e teve o Cadastro de Pessoa Física (CPF) consultado. Nesta verificação, os policiais constataram o mandado de prisão ativo pelo crime de furto, do artigo 155 do...
Continuar lendo...

Prefeitura de Brusque contesta decisão judicial e afirma que buscará alternativas para UBS

Em resposta à recente decisão judicial que suspendeu as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Loteamento Schaeffer em Brusque, o procurador-geral do município, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, manifestou surpresa e discordância com a sentença proferida pela juíza Iolanda Volkmann. "O município recebe com muita surpresa essa decisão. É claro que, respeitando, obviamente, a adesão da juíza, a...
Continuar lendo...

Casal é preso por porte irregular de arma de fogo em Brusque

Na noite desta sexta-feira (16), por volta das 18h30, a Polícia Militar de Brusque realizou a prisão de um casal por porte irregular de arma de fogo, na rodovia Pedro Merisio, no bairro Dom Joaquim. Conforme o relatório da PM, a ação foi desencadeada após informações repassadas pela PM do município de Imbuia, relatando que, por volta das 16h50, um homem teria efetuado dois disparos de arma de fogo em direção...
Continuar lendo...