Na manhã de sexta-feira (16), a Polícia Militar de Santa Catarina realizou mais uma edição da Operação Presença na comunidade Monte Cristo, na Grande Florianópolis. Durante a ação, seis pessoas foram presas, drogas foram apreendidas e barricadas irregulares foram removidas das ruas.
A operação foi coordenada pelo Batalhão de Polícia de Choque, com apoio do 22º Batalhão da PM e do Canil Central da Polícia Militar. O principal objetivo da ação foi a retirada de obstáculos colocados em vias públicas que atrapalhavam a circulação de viaturas, ambulâncias e outros serviços essenciais, como coleta de lixo e atendimento de emergência.
Além da retirada das barricadas, os policiais apreenderam 51 petecas de cocaína, 31 tabletes de maconha e 166 pedras de crack. As drogas estavam com suspeitos que foram detidos por envolvimento com o tráfico e por associação criminosa. Os seis presos também responderão por atentado contra a segurança pública, já que participaram da instalação das barricadas. Todos foram encaminhados para os procedimentos legais.
A Polícia Militar reforçou que operações como essa seguem sendo realizadas de forma contínua, com o objetivo de aumentar a presença do Estado em áreas com maior vulnerabilidade social e criminalidade.