Na última sexta-feira (16), o programa Conexão 92 desta sexta-feira (16), recebeu como convidado o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque, capitão Rafael de Faveri, falou sobre os trabalhos desenvolvidos desde que assumiu a função em dezembro de 2024. Entre as prioridades da nova gestão, está a construção da nova sede da corporação, considerada a “meta zero” do comando.
O projeto prevê uma estrutura completa com área de atendimento ao público, garagem de viaturas, espaço para higienização e desinfecção de ambulâncias, alojamentos, refeitório e setor administrativo. O novo quartel também abrigará o setor de segurança contra incêndio, hoje instalado em um espaço alugado. De Faveri destacou que o projeto está sendo atualizado para atender às novas demandas digitais e que a prefeitura tem colaborado com o processo para viabilizar a licitação da obra.
Além da nova sede, o comandante destacou a necessidade de renovação da frota, especialmente com a aquisição de um novo caminhão de combate a incêndio. “O último foi licitado por R$ 1,3 milhão, mas com os reajustes, hoje deve girar em torno de R$ 2 milhões”, afirmou. Ele também informou que uma nova ambulância está para ser entregue, o que permitirá que a viatura reserva, normalmente mais antiga, também esteja em ótimas condições.
De Faveri comentou ainda sobre os projetos sociais da corporação, como o Bombeiro Mirim e o Projeto Golfinho, que devem ser realizados em algumas escolas do município, levando orientações de segurança às crianças e suas famílias.
Questionado sobre o efetivo, o comandante reconheceu que há limitações, mas disse que as ocorrências estão sendo atendidas com qualidade. Ele citou o alto número de acidentes de trânsito, especialmente envolvendo motociclistas, como um dos principais desafios. Também falou sobre o movimento estadual para contratação de bombeiros militares temporários, o que deve reforçar o efetivo nos próximos anos.
Ao final da entrevista, o capitão agradeceu o apoio da prefeitura e disse estar ansioso para, em breve, anunciar oficialmente o início das obras do novo quartel: “É algo que estamos trabalhando intensamente, e que será um marco importante para a corporação”.



