(VÍDEO) Chefe da Reurb esclarece como regularizar imóveis em Brusque

O chefe de regularização fundiária da Prefeitura de Brusque, Gustavo Renan da Silva, foi o entrevistado do programa Conexão 92 desta segunda-feira (19). Durante a conversa, ele esclareceu dúvidas sobre o processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e explicou como os moradores podem legalizar imóveis que ainda não possuem documentação formal.

Gustavo explicou que a Reurb é um processo coletivo que visa legalizar propriedades em áreas urbanas, e até rurais, desde que tenham uso urbano consolidado. O principal público-alvo são moradores de regiões já ocupadas, mas sem matrícula individualizada no Registro de Imóveis.

Segundo ele, para iniciar o processo, é necessário que um grupo de moradores ou uma associação local contrate um técnico responsável para fazer o georreferenciamento de toda a área. "Não adianta querer regularizar um terreno sozinho. O Reurb funciona em núcleo, ou seja, é preciso reunir os vizinhos que estão na mesma situação", destacou.

A cidade de Brusque possui hoje 193 processos ativos de Reurb desde 2021. Destes, 21 já resultaram na emissão da Certidão de Regularização Fundiária (CRF) e mais sete novas CRFs foram emitidas apenas nos últimos três meses. A estimativa é que esse número cresça com o aumento da procura.

Gustavo ressaltou que o processo pode ser enquadrado em duas categorias: Reurb-S, para famílias com renda de até cinco salários mínimos, e Reurb-E, para rendas superiores, com diferenças nos custos finais para registro em cartório.

Ele também alertou que regularizar um imóvel vai além de obter a escritura. “Ter a matrícula e a averbação da construção facilita processos como inventário e financiamento bancário. Muitas famílias deixam isso para os filhos, o que complica ainda mais no futuro.”

Para quem deseja mais informações ou iniciar o processo, a orientação é entrar em contato pelo e-mail: reurb@brusque.sc.gov.br

“O Reurb é uma solução importante para a legalização de imóveis, mas só funciona com união entre os moradores”, concluiu.

Ponte pênsil da Cristalina terá manutenção até quarta-feira

Nos dias 19, 20 e 21 de maio será realizada uma obra de manutenção na ponte pênsil localizada na rua Estefano Voss, no bairro Dom Joaquim, localidade conhecida popularmente como “Cristalina”, e que faz ligação com a cidade vizinha de Guabiruba. Para a realização do serviço, será necessária a interdição total da ponte a partir das 07h30 da manhã de segunda-feira (19), com os trabalhos...
Continuar lendo...

Após ser agredida com tapa, mulher corre atrás do companheiro com facão

Uma mulher de 37 anos correu atrás do companheiro com um facão após ser agredida com um tapa no rosto. O caso ocorreu na noite deste domingo (18), por volta das 20h07, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. De acordo com o relatório da Polícia Militar, no local a guarnição conversou com a mulher, que relatou ter sido agredida com um tapa no rosto pelo companheiro. Revoltada com a situação, ela afirmou que pegou um facão e...
Continuar lendo...

Via no Dom Joaquim recebe novo sistema de drenagem

Na última sexta-feira (16), a Rua Alayde Schlindwein, no bairro Dom Joaquim, recebeu melhorias significativas em sua infraestrutura de drenagem com uma intervenção que faz parte de um conjunto de obras planejadas para a região, que já incluiu outras vias do entorno, como a Rua Teresa Peters Schwamberger, onde a drenagem já foi executada anteriormente. Na execução da obra, foram utilizados 90 tubos de 40 cm, além de um...
Continuar lendo...