Na noite desta segunda-feira (19), foi realizada a solenidade de lançamento da 12ª edição do Festival Nacional da Cuca – O Doce Sabor da Tradição Alemã. O evento, promovido pelo Núcleo de Panificadoras da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), ocorreu no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB).
A cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes do setor empresarial, como a coordenadora do núcleo, Emili Dognini, o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky, e o prefeito em exercício, Deco Batisti.
Emili destacou a importância do festival e sua consolidação. “Temos bons patrocinadores, fizemos grandes amizades, e é por isso que o evento acontece neste formato, com toda essa grandiosidade da 12ª edição.”
Neste ano, sete panificadoras participarão. A coordenadora adiantou que o encontro terá concurso, mercado de cucas, café colonial, atrações típicas, feira de artesanato e a tradicional Roda da Cuca.
O concurso, em sua 17ª edição, trará uma novidade: será no estilo MasterChef. “Com o Archer como parceiro, haverá uma gôndola de ingredientes surpresa, e os participantes farão as receitas na hora. É com ingredientes surpresa que se faz a melhor cuca”, explicou Emili.
Marlon destacou o orgulho de manter o festival, mesmo após desafios como a pandemia. Disse estar surpreso com o número de inscritos, que superou as vagas disponíveis, e acredita que o público será ainda maior neste ano.
Valdir ressaltou o valor cultural da tradição. “Temos que celebrar a vontade das pessoas de comerem cuca. O legado da imigração fortalece isso.”
As inscrições são voltadas a participantes amadores e seguem até esta sexta-feira. O festival acontece nos dias 7 e 8 de junho, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque.