Nova unidade fabril da ZEN entra em operação como parte de um ciclo de investimentos de R$ 150 milhões

A ZEN, indústria especializada em produtos metalmecânicos e elétricos para o mercado da mobilidade, com sede em Brusque, inicia a operação de sua nova unidade fabril. Construída no mesmo endereço da sede atual, a nova fábrica faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 150 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos de última geração. A cerimônia de inauguração foi realizada na terça-feira, 20 de maio, a partir das 16h. Durante o evento, os convidados conheceram de perto a estrutura da unidade fabril, que contou com dois anos de planejamento e um ano de execução da obra.

Para o diretor-presidente, Wilson Bricio, a inauguração da nova unidade fabril marca mais do que uma ampliação estrutural, representa o avanço da ZEN em direção a um modelo de produção cada vez mais tecnológico e eficiente.

“Celebramos com orgulho os 65 anos da nossa história e a inauguração de uma nova unidade fabril - um marco estratégico que reforça nosso compromisso com a excelência e nos posiciona de forma ainda mais competitiva para o futuro. Esse momento é fruto do mesmo espírito empreendedor que inspirou nossos fundadores e que continua presente em cada passo que damos. Investimos no futuro porque acreditamos na força do nosso time e na perenidade do nosso negócio”, destaca.

Com a nova fábrica, a empresa promove mais agilidade, segurança, rastreabilidade e qualidade. “Este projeto foi concebido para fortalecer nosso processo produtivo com mais integração, velocidade e controle de qualidade. A nova fábrica nos permite ampliar a capacidade de resposta ao mercado. Tudo isso com inovação técnica e foco no cliente, pilares que norteiam nossas decisões industriais”, ressalta o diretor de operações da ZEN, Eduardo Bertolini.

Tecnologia e inovação

A estrutura abriga equipamentos modernos e reúne seis etapas principais de produção: matéria-prima (bobinas de aço), jateamento, compactador, fosfatização, trefila e recozimento. O processo inclui tecnologias sustentáveis, como a reutilização de água no enxágue, reduzindo o impacto ambiental e reforçando o compromisso da ZEN com a preservação de recursos naturais.

O ciclo de investimentos também prevê a chegada, ainda neste ano, de uma conformadora de 1.200 toneladas e uma linha de forjamento a quente, que possibilitam ampliar o portfólio de produtos para o mercado da mobilidade.

A nova unidade também incorpora soluções voltadas ao bem-estar da comunidade e dos colaboradores. O galpão foi projetado com ventilação forçada moderna, paredes de concreto com espessura reforçada e telhas com isolamento acústico, garantindo uma temperatura amena e menor impacto sonoro para o entorno.

“Nossa nova fábrica é exemplo de inovação sustentável. Somos uma das empresas com a trefila (equipamento para ajustar o diâmetro do material) mais moderna na América Latina, com alta automação e capacidade de processar bitolas de grande tamanho. Nosso processo de fosfatização é altamente inovador em comparação com linhas que utilizam banho de ácido. Somos uma das poucas instalações no mundo a operar com essa tecnologia, que elimina a necessidade de ácido. Além disso, a água de enxágue de três tanques é reutilizada, reduzindo significativamente o consumo, enquanto os insumos selecionados minimizam a geração de lodo e de efluentes industriais”, completa Bertolini.

Sobre a ZEN

Fundada em 1960, a ZEN é uma indústria brasileira de reconhecimento global, que exporta sua produção para mais de 70 países em cinco continentes. A empresa se destaca no fornecimento de componentes de alta performance para a mobilidade, como impulsores de partida, polias de alternador, tensores de correia, kits de distribuição, motores de partida, alternadores, rolamentos, reles de partida e diversos outros itens para os segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket).

Com forte compromisso com a inovação e o desenvolvimento contínuo, a ZEN investe em tecnologias de produção e programas internos de qualificação técnica. Seu sistema Lean e foco na excelência operacional já foram reconhecidos internacionalmente com prêmios como o Global Kaizen Award. Além disso, a empresa mantém rigorosos padrões de qualidade, sustentabilidade e gestão, certificados pelas normas ISO 9001, IATF 16.949 e ISO 14.001.

A empresa conta com volume anual de produção superior a 15 milhões de componentes e cerca de 1 mil colaboradores. Com um olhar voltado para o futuro, a ZEN segue ampliando sua presença em novos mercados e investindo no desenvolvimento de soluções para impulsionar a indústria global da mobilidade, com foco em eficiência, sustentabilidade e inovação.

Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

Jovem é pega fumando vape no banheiro da escola; polícia faz descoberta na mochila

Uma adolescente que fumava dentro do banheiro da escola foi pega com outras substâncias dentro da mochila. O caso aconteceu no bairro Araponguinhas, na cidade de Timbó, nesta tarde de terça-feira (20). As informações preliminares repassadas à Polícia Militar eram de uma aluna fumando no banheiro da instituição. No local, a guarnição encontrou a jovem de 15 anos na sala da diretora. A garota estava acompanhada da...
Continuar lendo...

Reservatório gigante está sendo transportado ao Samae nesta manhã de quarta-feira

Mais um passo está sendo dado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Brusque no que diz respeito à melhora no abastecimento de água da cidade. A segunda entrega da Estação de Tratamento de Água (ETA) modular central dos filtros e flocuador está acontecendo durante a manhã desta quarta-feira (21). De acordo com diretor geral técnico do Samae, Ruan Carlos Reis, o transporte dos equipamentos...
Continuar lendo...

Brusque é eliminado da Copa do Brasil após derrota para o Athletico

Na noite desta terça-feira (20), o Brusque foi eliminado da Copa do Brasil ao perder por 1 a 0 para o Athletico Paranaense no jogo de volta, em Curitiba. O gol da partida foi marcado logo no início do confronto. O jogo mal havia começado e o Quadricolor sofreu o que não queria: o gol do Furacão. No primeiro minuto, Isaac fez uma bela jogada individual, invadiu a área e bateu cruzado. O goleiro Matheus Nogueira ainda espalmou, mas Kauã Moraes...
Continuar lendo...