O cão policial Coyote, de 3 anos, realizou o primeiro salto de paraquedas entre cães da Polícia Militar do Brasil, durante um treinamento de intervenção tática em São Paulo. O pastor belga malinois foi habilitado para atuar em ocorrências e resgates que exijam o uso de aeronaves.
O treinamento ocorreu em abril, em Boituva, no interior paulista, mas foi compartilhado em vídeo pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo nessa quarta-feira, 21.
O cão pertence ao canil da corporação, na zona norte da capital paulista, e atua junto ao Grupo de Ações Táticas Especiais da PM (Gate) em ocorrências mais complexas.
Segundo o cabo Diego Albuquerque, tutor do animal, quando o cão chegou ao canil ainda filhote era muito agressivo. "Porém, ele foi treinado com os melhores adestradores da Polícia Militar, que pertencem ao 5º Batalhão de Policiamento de Choque, para que ele soubesse quando e onde usar toda aquela agressividade", disse ele.
"Agora, ao enfrentar esse desafio nas alturas, ele também está preparado para ajudar em casos em que a opção mais viável de interferência em alguma ocorrência,ou até mesmo em salvamentos, seja com o uso de aeronaves", disse a SSP.
No Brasil, apenas o Exército possui cachorros paraquedistas. "Por isso, Coyote, que conseguiu saltar de paraquedas sem nenhuma interferência ou mudança de comportamento, se tornou um símbolo de coragem, preparo, confiança e profissionalismo", afirmou a SSP.



