Desfile em Brusque destaca quem faz a moda e transforma vidas com suas mãos

Brusque viveu, na noite de sexta-feira (23), um momento de reconhecimento, emoção e celebração com a realização do 12º Desfile das Costureiras e dos Costureiros. O evento reuniu cerca de 400 pessoas na Sociedade Esportiva Bandeirante e homenageou profissionais que, com talento e dedicação, constroem a identidade de um dos maiores polos têxteis do país.

Setenta costureiras e costureiros, que atuam diariamente nos bastidores da moda, foram os protagonistas da noite, desfilando pela passarela e simbolizando o orgulho de uma profissão que transforma tecidos em desenvolvimento, arte e oportunidades. Com o tema “Alegria em Transformar”, o desfile foi um verdadeiro espetáculo de histórias de vida, cores, formas e movimentos.

O evento também se destacou pela representatividade. Os profissionais que desfilaram representam 13 estados brasileiros, entre eles Santa Catarina, Paraná, Bahia, Pará e São Paulo, além de uma participante da Venezuela, reforçando o caráter acolhedor de Brusque. Muitos desses profissionais encontraram na cidade uma nova chance de recomeçar e uma carreira na indústria da confecção.

Realizado pelo Sintrivest (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região) e pelo Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região), o desfile contou com o apoio de importantes instituições como Senai, Senac, AmpeBr (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região) e o curso de Design de Moda da Unifebe.

Para Marli Leandro, presidente do Sintrivest, o evento é um marco de valorização profissional. ‘Se estamos na 12ª edição, é porque ele deu certo. É um sucesso, porque representa muito para nossa cidade, para nossa região, pela importância que tem essa profissão. É um orgulho realizar esse desfile, homenageando quem sai de trás da máquina para pisar na passarela. Muitas estão desfilando pela primeira vez, e isso tem um significado enorme. Esse ano temos representantes de 13 estados e até uma participante da Venezuela, o que mostra como Brusque acolhe e abraça quem vem buscar aqui uma nova oportunidade de vida’, destacou.

Já Patrícia Conti, presidente do Sindivest, ressaltou a união do setor têxtil para valorizar quem movimenta a base da indústria. ‘São 70 profissionais na passarela hoje, pessoas que saíram de trás da máquina e estão aqui representando essa profissão com tanto orgulho. E isso só foi possível porque tivemos uma sinergia incrível entre as entidades. Esse é o coração da nossa indústria e ver o empoderamento que isso traz para cada um desses profissionais é extremamente gratificante. Eles estão lindos, radiantes e muito felizes’, afirmou.

A noite também contou com a presença do vice-prefeito de Brusque, André ‘Deco’ Battisti, que reforçou o papel da costura na história da cidade. ‘A gente sabe que Brusque é um berço de costureiras e costureiros. Uma profissão que abraça e acolhe tantas pessoas que vêm pra cá em busca de uma oportunidade. Muitas vezes é o primeiro emprego, a primeira atividade formal na vida. E quem começa, se apaixona. Minha mãe, inclusive, deu aula de corte e costura no SESI, então essa profissão faz parte da minha vida também. É muito bonito ver esse trabalho e a alegria deles hoje’, declarou.

Outros representantes das entidades parceiras também destacaram o impacto social da costura. O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, lembrou: ‘Nada mais justo que homenagear as costureiras e costureiros com um desfile onde eles mesmos mostram o que fazem. A AmpeBr tem a escola de costura em parceria com a Prefeitura, que já formou mais de 1.200 pessoas em cinco anos. Muitas delas vieram de outros estados e encontraram aqui uma nova profissão e uma nova vida’.

A diretora do Senac Brusque, Mara Vieira Nass, reforçou o papel social e econômico da profissão: ‘A costura transforma não só tecidos em roupas, mas também a vida das pessoas. Muitas chegam buscando uma nova oportunidade e saem empregadas. É uma profissão que tem muita demanda e que muda vidas’, afirmou.

Fabiane Winter, coordenadora de Educação Profissional do Senai Brusque, destacou a importância do desfile para os alunos: ‘Participamos com modelos que são nossos alunos do curso de costura básica industrial. É muito gratificante vê-los desfilando, orgulhosos, mostrando que estão prontos para o mercado. A costura é isso: transformação, não só de tecidos, mas de sonhos e de vidas’.

A professora Jô Rosa, coordenadora do curso de Design de Moda da Unifebe, também reforçou a relevância do evento para a formação acadêmica: ‘Para nós da Unifebe é sempre uma honra participar. Este é um evento que conecta teoria e prática, além de fortalecer toda a cadeia da moda. Nossas alunas se encantam, se emocionam, e vivenciam aqui experiências que levam para toda a vida’, finalizou.

Mais que um desfile, o evento reafirmou o valor de quem, com mãos habilidosas e histórias inspiradoras, faz da costura uma ponte para o crescimento pessoal e profissional. E, acima de tudo, reafirmou o protagonismo de Brusque como cidade que acolhe, valoriza e transforma vidas por meio da moda.

Maratona de Startups movimenta Brusque neste fim de semana

Brusque vive um fim de semana voltado à inovação com a realização do Startup Weekend, evento promovido pela Techstars que começa nesta sexta-feira (23) e segue até domingo (25), na Uniasselvi Brusque. Durante 54 horas intensas, participantes desenvolvem ideias do zero, formando equipes e criando startups com potencial de transformar o mercado. A maratona reúne desenvolvedores, designers, empreendedores e apaixonados por tecnologia em...
Continuar lendo...

Brusquense sofre queda grave de cavalo em rodeio de Gaspar

Na madrugada de sexta-feira, 23 de maio, um jovem de 21 anos sofreu uma queda de cavalo enquanto participava de um rodeio na cidade de Gaspar. Após o acidente, ele se dirigiu para sua residência, localizada no bairro Zantão, em Brusque, onde passou a sentir dores intensas no braço direito e na região lombar. De acordo com o relato da vítima, ele tentou descansar em casa, mas as dores não diminuiram, o que motivou a busca por ajuda...
Continuar lendo...

Devia R$ 175 mil em pensão: Prisão aconteceu após denúncia

A Guarda Municipal de Balneário Camboriú prendeu, na tarde da última quinta-feira (22), um homem de 45 anos com um mandado de prisão em aberto por dívida de pensão alimentícia no valor de R$ 175 mil. A detenção aconteceu na Avenida Brasil, uma das principais vias da região central da cidade. A prisão foi realizada após a Central de Operações e Monitoramento (COM) receber...
Continuar lendo...