O Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza, nos dias 28 e 29 de maio, o I Seminário Institucional de Inovação e Relações com a Sociedade (SIRS). Sediado no Campus Brusque, o evento tem como objetivo promover a cultura da inovação, da transferência de tecnologia e do fortalecimento das relações entre o meio acadêmico e a sociedade, em suas diferentes formas de organização.
O evento é aberto a estudantes e servidores do IFC, bem como para a sociedade externa. As inscrições para o SIRS são gratuitas, e podem ser feitas até o dia 29/05, no site do evento, acessível por meio do link abaixo:
https://ifc.edu.br/evento-geral/i-seminario-institucional-de-relacoes-com-a-sociedade
A programação do Seminário conta com mesas-redondas, palestras e atividades voltadas ao debate e à disseminação de boas práticas nas áreas de propriedade intelectual, empreendedorismo, inovação, inovação social, extensão tecnológica e captação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
O evento será aberto ao público externo na noite do dia 28; nos demais períodos, o cronograma é voltado à comunidade acadêmica do IFC. A programação será, ainda, transmitida na íntegra pelo canal oficial do IFC no YouTube, como forma de estender a natureza interativa do evento para além dos limites do auditório do campus.
“O SIRS, que tem como objetivo a aproximação entre o IFC e a sociedade, busca interações sobre temas que envolvem a inovação. Trata-se de uma ação estratégica, que permitirá, tanto em nível institucional como para a sociedade em geral, promover a construção de conhecimentos e o aperfeiçoamento sobre assuntos diversos”, explica o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC, professor Cleder
Somensi, que preside a comissão organizadora do evento. “Nesta primeira edição, serão discutidos: os avanços, desafios e perspectivas da Equipe Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (e-CT&I) da Procuradoria-geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-geral da União (AGU); a prestação de serviços como extensão tecnológica; a Lei do Bem e algumas oportunidades advindas da mesma; as parcerias do IFC com fundações de apoio; a gestão
da inovação, a maturidade tecnológica e a redação de patentes.”
O evento foi idealizado a partir da necessidade de se ampliar a discussão sobre a temática na Instituição.O Instituto Federal Catarinense tem se destacado no cenárioestadual e nacional como um importante depositante residente de patentes, com excelente quantitativo de depósitos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI. Outro tema que será abordado no Seminário são as parcerias público-privadas.



