Pix automático vai ser lançado; veja como funcionará

O Pix automático é a mais nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos anunciada pelo Banco Central. A funcionalidade vai começar a valer no dia 16 de junho. Os detalhes devem ser divulgados em um evento nesta quarta-feira (4), com o presidente do BC, Gabriel Galípolo, mas algumas informações sobre o novo recurso já são conhecidas. As informações são do portal g1.

A intenção é que o Pix automático facilite o pagamento de contas recorrentes, como mensalidade escolar, condomínio, serviços de streaming ou assinaturas e planos de saúde. O objetivo é ampliar o alcance do Pix e utilizá-lo como alternativa ao tradicional débito automático.

O Pix automático é diferente do Pix recorrente, já existente em algumas instituições bancárias, que permite ao usuário programar transferências de valor fixo em datas definidas, autorizando previamente cada agendamento. No caso da novidade anunciada pelo Banco Central, uma empresa vai poder enviar solicitação de autorização ao cliente, que pode aceitar o débito para pagamentos com valor ou frequência variável.

A dinâmica é semelhante à do débito automático, mas por dispensar a necessidade de convênio das empresas com o banco, deve resultar em uma adesão maior de negócios menores, segundo análise do Banco Central. A instituição garante a segurança da funcionalidade, que deve ter os mesmos padrões de proteção como criptografia, autenticação e rastreabilidade das transações.

Como vai funcionar o Pix automático

Para os clientes: o usuário receberá uma solicitação de autorização para pagamentos recorrentes da empresa contratada. Se concordar com o pagamento, a autorização poderá ser feita diretamente no aplicativo do banco. Depois disso, os débitos serão feitos automaticamente nas datas definidas, sem precisar confirmar cada transação. Será possível cancelar ou editar a autorização de débito a qualquer momento.

Para as empresas: empresas de qualquer porte poderão usar o Pix automático para receber pagamentos recorrentes. Para isso, deverão enviar propostas de adesão aos clientes, garantindo o recebimento automático dos valores a partir da primeira autorização. A funcionalidade deve auxiliar escolas, academias, empresas de streaming, fornecedores de assinatura e prestadores de serviço a receber valores periódicos.

Bancos e instituições de pagamento devem oferecer o Pix automático em suas plataformas. Uma fase de testes deve iniciar já nesta sexta-feira (6). O Pix automático também não depende das famosas chave Pix. As autorizações de débito podem ser feitas usando dados bancários tradicionais, como número da conta e agência.

Havan abre vagas de estágio para o Centro Administrativo

Uma boa notícia para quem busca uma oportunidade de crescimento profissional! A Havan está com vagas abertas para o banco de talentos de estagiários no Centro Administrativo, em Brusque (SC). As vagas são presenciais, para estudantes de graduação e com carga horária de seis horas por dia, de segunda a sexta-feira.  “A Havan é uma das varejistas que mais crescem no Brasil e aqui temos uma fábrica de oportunidades. Temos...
Continuar lendo...

Apae de Brusque inicia venda da tradicional rifa

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque (Apae) inicia nesta semana a venda da tradicional rifa da entidade. Assim como no ano passado, o prêmio principal será no valor de R$ 30 mil. O segundo prêmio da rifa será um notebook de 14 polegadas. O terceiro prêmio será uma smart TV 50”. O quarto prêmio será um conjunto com depurador de ambiente, forno elétrico e fogão Fischer. E o quinto...
Continuar lendo...

Criança de 7 anos sofre ferimentos após pitbull o atacar

Um menino de 7 anos foi atacado por um cão da raça pitbull na tarde deste domingo (1º), enquanto brincava na calçada, no bairro São Pedro, em Porto União, no Norte de Santa Catarina. De acordo com moradores, o animal pulou o muro de uma casa antes de avançar contra a criança. Pessoas que estavam próximas conseguiram socorrer o menino e o levaram para o Hospital São Braz, onde ele permanece internado em estado delicado. A...
Continuar lendo...