Na edição desta segunda-feira (2) do programa Conexão 92, o convidado foi o ex-vereador e professor Valmir Coelho Ludvig, conhecido por sua atuação em temas ligados à mobilidade urbana e pelo uso cotidiano da bicicleta como meio de transporte. Durante a entrevista, Ludvig abordou a crescente presença de bicicletas elétricas e ciclomotores em Brusque e destacou a necessidade urgente de estrutura adequada, conscientização e despolitização do debate.
Ludvig relembrou a implantação da ciclofaixa na cidade e criticou a falta de manutenção e de campanhas contínuas sobre o uso correto desses espaços. “Se fala em conscientização, mas não vemos campanhas consistentes. Isso deveria estar nas redes sociais, nos meios de comunicação da Prefeitura”, disse.
O ex-vereador também defendeu o uso de tachões como forma de proteção para ciclistas e destacou que o uso de capacete deveria ser obrigatório para todos os modais, inclusive bicicletas. "Esses dias eu caí e bati a cabeça. Se não estivesse de capacete, poderia ter sido muito pior", relatou.
Ao abordar a infraestrutura viária de Brusque, Ludvig foi enfático ao afirmar que a cidade precisa se adaptar. “A ciclofaixa, como está, não comporta bicicletas e ciclomotores juntos. É preciso investir em estrutura segura e adequada”, disse. Ele ainda fez um apelo ao poder público para que políticas de mobilidade sejam construídas com base em diálogo, estudos técnicos e empatia. "Muita gente está migrando para bicicletas e ciclomotores por questões financeiras. A cidade precisa acolher essas realidades", concluiu.



